A satisfação dos operadores como chave para o sucesso
Happy DriverA escassez de mão-de-obra qualificada na intralogística tem impactado o desempenho das empresas. Encontrar operadores qualificados para equipamentos de movimentação de cargas torna-se cada vez mais desafiador. Assim, é crucial posicionar-se como um empregador atrativo. A segurança e ergonomia dos equipamentos podem ser fatores decisivos para atrair operadores qualificados para a sua empresa.
Na Linde, o bem-estar do condutor é a prioridade no desenvolvimento dos nossos equipamentos. Reconhecemos que operadores entusiasmados e saudáveis são mais produtivos. Assim, adotamos duas abordagens principais: por um lado, criamos equipamentos que proporcionam máximo conforto e proteção; por outro, implementamos conceitos de operação inovadores que garantem controlo preciso e tornam o trabalho uma experiência positiva. Como cliente, beneficia de operadores motivados que alcançam a máxima produtividade com os nossos equipamentos de alto desempenho.
A Linde Apresenta: Nova Geração de Equipamentos Autónomos para Operadores
A ergonomia e a segurança desempenham um papel decisivo no bem-estar do operador, especialmente em ambientes de trabalho mais exigentes. Por essa razão, na Linde, o operador é sempre prioridade no desenvolvimento de equipamentos. Assim, é evidente que estes devem ser fáceis de usar, reduzir a fadiga física e, simultaneamente, minimizar os riscos de acidentes e lesões. Somente desta forma conseguimos integrar perfeitamente o homem e a máquina.
A mais recente prova desta abordagem holística aos equipamentos é a nova geração de porta-paletes com plataforma para o operador, desenvolvida especialmente para uso intensivo em áreas de entrada e saída de mercadorias. Em todos os modelos, a plataforma do condutor e os elementos de controlo agora formam uma unidade integrada, desacoplada do chassis do equipamento e totalmente amortecida para proteger contra choques e vibrações. Além disso, apresenta características de segurança únicas e inovações nos controlos. Esta combinação proporciona aos novos equipamentos autónomos para operadores um nível de conforto e proteção incomparável, exclusivo da Linde.
Fazem parte da nova geração dos nossos equipamentos autónomos:
- os porta-paletes T20 – T25 SP e T20 – T25 AP
- os stackers L14 – L16 SP
- os stackers de dois níveis D12 – D14 SP, D12 – D14 AP, D12 HP SP e D12 HP AP
Modelos SP: o escudo protetor corresponde à posição única do operador
Os modelos SP dos novos porta-paletes com plataforma para o condutor apresentam uma plataforma fixa com uma saia em aço robusto que se estende desde as costas do operador até ao centro do equipamento. Esta construção única no mercado atua como um escudo protetor em caso de colisão e, ao mesmo tempo, evita que o operador necessite de se agarrar ao volante quando arranca rapidamente para evitar cair do equipamento.
Essa configuração resulta na posição de condução ideal: nos modelos SP, o operador fica posicionado num ângulo de 45° em relação à direção dos garfos. Esta disposição proporciona uma visibilidade perfeita em ambas as direções de marcha, sem exigir movimentos excessivos do corpo ou do pescoço. Para garantir um conforto operacional adicional, os modelos SP podem ser equipados com o inovador conceito de operação e-driver da Linde, especialmente adaptado à posição de 45° do operador. O guiador compacto inclui todos os elementos de comando e pode ser utilizado com uma mão, seja esquerda ou direita, dependendo das necessidades do operador.
Modelos AP: ergonómicos, seguros e com máxima manobrabilidade
Nos novos modelos AP de porta-paletes, o operador pode inclinar a plataforma para cima, assim como, o timão. Isto permite que o equipamento se torne um modelo com condutor acompanhante, se necessário. A plataforma e os elementos de comando dos equipamentos AP também estão ligados entre si, formando uma unidade fixa, desacoplada e amortecida de série do resto do chassis por apoios de borracha.
Os estribos laterais rebatíveis protegem o operador de ferimentos em percursos de transporte mais longos. Quando o operador sai da plataforma, o equipamento pára automaticamente. As funções de marcha e elevação nos modelos AP são facilmente operadas com uma mão, sem que o operador tenha de soltar o timão. Isto significa que os equipamentos garantem a máxima manobrabilidade e uma movimentação confortável e precisa de cargas, mesmo em áreas confinadas e de difícil acesso.
Elementos de comando: o futuro bem controlado
A precisão, intuição e eficácia com que um operador trabalha dependem diretamente do comando do equipamento. É por esse motivo que trabalhamos constantemente para melhorar os comandos dos nossos equipamentos e estabelecer novos padrões em termos de ergonomia, conforto de utilização e prazer de condução.
O volante é coisa do passado: O Linde Steer Control
O revolucionário conceito de operação - Linde Steer Control, dispensa completamente o volante clássico e, opcionalmente, substitui-o pela minirroda de direção Linde ou pelo joystick Linde. Ambos estão integrados no apoio de braço esquerdo para que o antebraço se apoie confortavelmente. O operador controla exclusivamente com a mão, o que minimiza os movimentos dos braços durante as manobras. Para uma precisão máxima em todas as situações, a sensibilidade dos elementos de direção adapta-se automaticamente à velocidade de deslocação. Assim, o equipamento reage ao mesmo movimento da mão de modo diferente conforme cada situação: Quanto maior a velocidade do empilhador, menor o ângulo de viragem. Quanto menor a velocidade do empilhador, maior o ângulo de viragem.
Menos movimentos do braço
O Linde Steer Control permite uma posição confortável do antebraço e controla o equipamento com movimentos leves da mão, o que aumenta o conforto de utilização.
Menos cansaço
Menos movimentos dos braços reduzem a fadiga e a sobrecarga no braço de direção, proporcionando um notável alívio, especialmente durante uma utilização intensiva.
Alívio cognitivo
A redução dos movimentos de direção permitem que o operador se concentre totalmente nas manobras do equipamento.
Operação mais intuitiva
O comando sensível permite uma melhor dinâmica de deslocação, uma vez que o equipamento reconhece as intenções do operador através de ligeiros movimentos da mão e executa-as rapidamente.
Segurança: Proteção máxima, Máximo desempenho
A segurança é um fator crucial para o bem-estar e produtividade do operador. Um equipamento totalmente seguro permite que se concentre totalmente na tarefa que tem em mãos, sem se preocupar com a sua segurança e com a proteção da carga, do equipamento e do ambiente.
Por isso, estamos continuamente a melhorar a segurança dos nossos equipamentos. Um aspeto fundamental é a “segurança construtiva”, que significa que concebemos os nossos equipamentos para evitar acidentes desde o início. Complementamos com sistemas de assistência de série e opcionais. Por exemplo, através do Linde Curve Assist, que adapta automaticamente a velocidade de condução às curvas. Ou do Linde Safety Pilot, que avisa atempadamente quando há acidentes por capotamento iminentes e até intervém ativamente nas funções de marcha e elevação.
Câmara com Inteligência Artificial: O Futuro da Segurança
Além de promover a segurança, este sistema também melhora o conforto durante a condução: graças à Reverse Assist Camera, o operador não precisa de torcer o corpo e o pescoço ao fazer marcha-atrás para manter tudo sob controle. Esta tecnologia está integrada na nova geração de empilhadores contrapesados da Linde e está disponível como uma solução de atualização para todos os outros empilhadores da marca.
Além de promover a segurança, este sistema também melhora o conforto durante a condução: graças à Reverse Assist Camera, o operador não precisa de torcer o corpo e o pescoço ao fazer marcha-atrás para manter tudo sob controle. Esta tecnologia está integrada na nova geração de empilhadores contrapesados da Linde e está disponível como uma solução de atualização para todos os outros empilhadores da marca.