Level up your Performance: Automatização Linde!
Atinja a pontuação máxima!Bem-vindos à zona de jogos da intralogística! Elevamos os seus processos de armazenamento e transporte ao próximo nível: mais inteligentes, mais rápidos e mais inovadores. Os nossos veículos de orientação automática e equipamentos de logística autónomos? Verdadeiramente decisivos! Assumem tarefas monótonas e repetitivas, aliviam os seus colaboradores e aumentam a produtividade.
Com a nossa série MATIC, poderá sentir o poder da automatização. Estes jogadores de alta tecnologia integram-se facilmente no seu armazém e colocam os seus processos em movimento – de modo eficiente, seguro e preparado para o futuro. Vamos começar? Então, garanta a sua reunião com a nossa equipa de especialistas e comece a participar no jogo da intralogística. Let’s play!
START – Escolha a sua missão
Game on! Encontre o seu desafio de transporte sem condutor
De desafios de estanterias altas até ao transporte rápido de mercadorias: a automatização torna os processos de armazenamento e transporte bem mais simples. Cada etapa do processo é uma missão por si só, na qual pode participar com sistemas de transporte sem condutor. Trata-se de aptidões, velocidade e estratégia. Preparado? Então inicie a sua primeira missão!
Missão 1: transporte horizontal de A até B
A sua missão consiste em dominar a eficiência e precisão na logística do armazém, na medida em que são transportadas mercadorias e bens entre várias zonas de um armazém ou de instalações de produção. Isto abrange processos padronizados como a preparação de mercadorias ou recipientes vazios, manobrar paletes e cargas pesadas (também no tráfego misto), bem como a transferência entre o piso e a tecnologia de transporte. A sua área de jogo é um labirinto composto por caminhos e estações, que se estendem por todas as áreas entre a entrada de mercadorias, o armazém, a produção e a saída de mercadorias. Todos os segundos contam e cada movimento tem de ser perfeito.
Jogador: L-MATIC AC, C-MATIC e C-MATIC HP (AMR)
Missão 2: Low Lift, Pick & Drop, correia transportadora
Desta vez, deverá otimizar a logística do piso num armazém ou uma instalação de produção. Para tal, tem de dominar três processos essenciais da intralogística: o Low-Lift-Transport, o Pick & Drop de mercadorias e a transferência de cargas do piso para a correia transportadora (ou vice-versa). Irá mover paletes ao nível do piso de modo eficiente e interagir com a tecnologia de transporte do armazém. Para tal, tem ao seu dispor um stacker automatizado que regista a posição exata da carga e que inclui um equipamento de segurança abrangente.
Jogador: L-MATIC HD
Missão 3: do piso para alturas médias
Nesta parte do desafio de intralogística, terá de recolher bens ou mercadorias a partir do piso, colocá-las no respetivo local de destino e voltar a depor no piso ou a uma altura média – por exemplo, em pontos de transferência do armazém de estanterias altas. Isto é importante, para que vários componentes estejam disponíveis atempadamente e no local adequado. Para tal, atravesse várias áreas, desde a entrada de mercadorias e armazém até às áreas de produção e à saída de mercadorias.
Jogador: L-MATIC AC
Missão 4: em alturas médias e altas
Esta missão tem por base o transporte rápido de mercadorias e bens em zonas médias e altas do armazém. O seu objetivo: utilizar estanterias e áreas do armazém da forma mais eficiente possível, otimizando toda a logística inerente. Para tal, tem de passar em todas as áreas do armazém e participar em vários processos. Por exemplo, é possível colocar temporariamente as mercadorias recebidas em prateleiras na área de entrada de mercadorias, preparar material para transferência na saída de mercadorias ou recolher paletes da estanteria, por forma a prepará-las para a preparação de encomendas manual no piso. Para este efeito, está à disposição um empilhador retrátil automatizado. Este é extremamente ágil e versátil graças à sua construção compacta. Além disso, pode interagir com diversos sistemas de armazenamento (estanterias normais, estanterias de transferência, sistemas de transporte, etc.) e permite colocar cargas em alturas superiores em segurança.
Jogador: R-MATIC
Missão 5: armazenamento e recolha numa estanteria alta
Esta missão tem lugar nas alturas vertiginosas de um armazém de estanterias altas. O desafio é armazenar e recolher todas as mercadorias que estão no cimo de modo rápido e seguro, e prepará-las para a preparação de encomendas. Para resolver as suas tarefas tem ao seu dispor um empilhador de estantes altas autónomo, que consegue interagir sozinho com a infraestrutura a montante e a jusante no processo do armazém (como tecnologias de transporte ou estações de transferência). Equipado com sistemas de navegação modernos e dispositivos de segurança, permite manobras precisas nos corredores estreitos das estanterias de corredores estreitos.
Jogador: K-MATIC
PONTOS BÓNUS: as vantagens das soluções da Linde
Os seus parceiros de confiança no jogo
Com a Linde, poderá superar todos os desafios da automatização. Já implementamos com sucesso centenas de soluções em todo o mundo. Com a nossa extensa rede que abrange todo o setor e conta com mais de 8500 técnicos de assistência, garantimos que os seus equipamentos e soluções automatizadas estão sempre prontos a utilizar e devidamente preparados para as suas missões. Com os equipamentos automatizados da Linde, terá acesso à habitual assistência Linde.
DEMONSTRAÇÃO – Casos de sucesso de clientes
Precisa de inspiração para o seu próprio jogo de armazém? Então encoste-se, relaxe e veja como outros superaram as suas missões com a ajuda da automatização. Desde a Indústria, 3PL, setor automóvel, indústria de embalagens e muitos outros setores: aqui poderá ver em que empresas as soluções da Linde já são verdadeiramente decisivas.
-
Engenharia eletrotécnica – Logística de expedição completamente automatizada
-
3PL – Automatizar o armazenamento e recolha
-
Química – Otimização da eficiência e da segurança
-
Embalamento – Transporte automatizado de paletes no armazém de mercadorias
-
Papel – Automatização apesar das alterações constantes do ambiente
-
Alimentação – Mais espaço, mais área de armazenamento, logística mais eficiente
-
Setor automóvel – Automatização em corredores longos e estreitos
-
3PL – Automatização do fluxo de mercadorias
-
Engenharia eletrotécnica – Mais produtividade no centro de logística
Engenharia eletrotécnica – Logística de expedição completamente automatizada
- Desafio: na filial de Mulfingen, a empresa fabricante de ventiladores e motores procura oportunidades de otimizar a sua logística de expedição.
- Solução Linde: os especialistas da Linde analisam o fluxo de materiais para encontrar potenciais de eficiência. Para a implementação, a Linde recorre à sua empresa parceira para soluções de logística. Três stackers automatizados L-MATIC da Linde são introduzidos e ligados ao sistema interno SAP Extended Warehouse Management System da ebm-papst. Os equipamentos automatizados correspondem à capacidade de transporte exigida e convencem com uma disponibilidade de quase 100%.
3PL – Automatizar o armazenamento e recolha
- Desafio: a empresa de logística contratada FIEGE tem de superar oscilações sazonais extremas, em períodos de pico de até 10 000 embalagens e 4500 europaletes todos os dias. A empresa procura soluções técnicas de fácil implementação, sem necessidade de alterar as instalações de estanterias existentes.
- Solução Linde: a Linde recomenda o R-MATIC para estas tarefas. Três semanas após o início do projeto de automatização, o empilhador retrátil automotor faz o seu primeiro transporte. O R-MATIC utiliza uma câmara 3D para recolher o tipo de palete e permite a recolha e deposição em níveis de estanteria elevados.
Química – Otimização da eficiência e da segurança
- Desafio: a BASF é uma fábrica de químicos que atua em todo o mundo, e que produz aditivos para plástico em Itália. A fábrica em Bolonha faz parte da rede global de logística e produção, e trabalha em conformidade com os mais elevados padrões de segurança. Por isso, a solução de automatização da Linde tem de cumprir os mais exigentes protocolos de segurança.
- Solução Linde: um sistema de transporte sem condutor da Linde otimiza a segurança da área de embalamento. O potencial desta solução reside na sua capacidade máxima de configuração. O equipamento comunica diretamente com o sistema de embalamento e fica a saber exatamente quando tem de remover uma palete concluída ou de fornecer uma palete vazia para o processo.
Embalamento – Transporte automatizado de paletes no armazém de mercadorias
- Desafio: a empresa francesa Massilly, especialista em embalamento, já produz latas de conservas de modo totalmente automático, incluindo a impressão, estampagem, molde e soldadura de peças de chapa. Agora falta automatizar o último passo do processo: o transporte para o armazém de mercadorias.
- Solução Linde: stackers automatizados L-MATIC da Linde que assumem o transporte das paletes da estação de acondicionamento para o armazém de estanterias altas. Os seus percursos podem ser adaptados e não requerem nenhuma infraestrutura como refletores a laser ou carris. A Linde oferece regularmente formações relativas ao manuseamento destes equipamentos automatizados, de modo a abranger ativamente os colaboradores.
Papel – Automatização apesar das alterações constantes do ambiente
- Desafio: a Franz Veit, especialista em papel, pretende automatizar o transporte de mercadorias dentro da empresa, uma vez que os métodos tradicionais de transporte entre as máquinas de produção e de extensão são ineficientes e demorados.
- Solução: são implementados dois stackers autónomos L-MATIC da Linde que, graças à navegação por contorno, conseguem orientar-se no espaço e num ambiente que esteja em constante mudança. O desempenho desta solução de automatização supera as expectativas, e é aceite como nova tecnologia como suporte.
Alimentação – Mais espaço, mais área de armazenamento, logística mais eficiente
- Desafio: a Madi Ventura, uma empresa de nozes e frutos secos, tem de aumentar em grande escala a sua área de produção devido ao seu constante crescimento. A empresa precisa de uma solução de logística adaptável que possa interagir com o sistema existente e com os processos manuais.
- Solução Linde: a Linde instala um novo armazém de estanterias altas com espaço adicional para paletes, e implementa o empilhador automatizado para corredores estreitos K-MATIC e o stacker autónomo L-MATIC AC da Linde. Quase 98% das tarefas são realizadas sem erros através das soluções de automatização da Linde, permitindo duplicar a capacidade do armazém.
Setor automóvel – Automatização em corredores longos e estreitos
- Desafio: o fornecedor da indústria automóvel Oechsler AG pretende otimizar os seus processos de logística na sede em Ansbach através da automatização. O desafio: condições muito apertadas nos corredores do armazém e percursos muito longos, incluindo uma rampa no meio.
- Solução Linde: a Linde analisa o fluxo de materiais e simula a quantidade de paletes a transportar. Pouco tempo depois, três stackers automatizados L-MATIC HD da Linde são colocados em serviço. Estes abastecem, entre outros, a estanteria de transferência e detetam sozinhos os espaços livres para armazenamento. Conseguem armazenar paletes a alturas até quatro metros e estão em operação 24 horas por dia. A sua tecnologia de segurança abrangente protege os peões na operação mista do armazém. Para a implementação não são necessárias quaisquer alterações estruturais.
3PL – Automatização do fluxo de mercadorias
- Desafio: a TST GmbH, empresa parceira de logística da Henkel, utiliza processos manuais de transporte desde a abertura da filial em 2014, que apresentam cada vez mais problemas. Através da automatização inteligente, a empresa pode tornar os seus processos mais seguros e eficientes.
- Solução Linde: são implementados cinco stackers automatizados L-MATIC da Linde para transportar mercadorias das estações de acabamento para a máquina de extensão, sem afetar a infraestrutura. O projeto é implementado em oito meses e traz tantos benefícios que a automatização deverá ser expandida para mais filiais.
Engenharia eletrotécnica – Mais produtividade no centro de logística
- Desafio: devido às condições do mercado em constante mudança, a empresa especialista em energia e automatização Schneider Electric decidiu automatizar algumas áreas da sua intralogística na filial espanhola de Sant Boi de Llobregat para aumentar a eficiência.
- Solução: após uma análise abrangente e a respetiva preparação do local, a Linde fornece dois stackers automatizados L-MATIC AC. A implementação de equipamentos automatizados ajuda a melhorar o controlo do material e a reduzir o caminho que os colaboradores têm de percorrer.
TEAMPLAY – Estamos do seu lado
Com as nossas soluções de automatização, pode criar processos eficientes e aliviar os seus profissionais. Assim, terá mais recursos disponíveis para impulsionar a produtividade da sua empresa. Acompanhá-lo-emos em cada etapa desta viagem. É esta a nossa ideia de Teamplay!