A opção semiautomatizada para os preparadores de encomendas N20 e N20 C
Automaticamente mais eficienteOs processos digitais, as cadeias de abastecimento e a crescente individualização de produtos exigem uma maior automatização dos processos intralogísticos. A preparação de encomendas horizontal oferece um considerável potencial de otimização no armazém de cadeias retalhistas, prestadores de serviços de logística, supermercados e drogarias. Este processo é composto, em grande medida, pelos percursos do colaborador e pela recolha e o depósito manuais das mercadorias. Com a ajuda da opção semiautomatizada dos preparadores de encomendas N20 SA e N20 C SA (Semi-Automated) da Linde, os passos de processos tornam-se significativamente mais eficientes. Isto aumenta claramente a produtividade e a capacidade de movimentação no armazém.
Desempenho mais elevado a cada passo
Enquanto interface para a força de trabalho humana, os equipamentos de movimentação de cargas desempenham um papel central na otimização da preparação de encomendas. Esta é uma das tarefas mais desgastantes e laboriosas no armazém e é composta em 30 a 45% pelos percursos do colaborador e outros 30 a 45% pela recolha e o depósito manuais das mercadorias. De modo geral, existe um potencial de otimização que pode ser explorado com a ajuda da automatização.
É aqui que são utilizados os modos de condução semiautomatizados dos preparadores de encomendas N20 SA e N20 C SA: estes reduzem consideravelmente os percursos e as entradas e saídas do equipamento, o que afeta diretamente a capacidade de movimentação e a produtividade no armazém. Cada passo que o colaborador evita, aumenta o seu rendimento e a sua frequência de recolha. Testes com diferentes métodos resultaram num desempenho cerca de 20% mais elevado com os preparadores de encomendas semiautomatizados da Linde em comparação com a preparação de encomendas manual. Uma grande vantagem das funções automatizadas, é que estas podem ser perfeitamente integradas nos processos do cliente, pelo que os colaboradores mantêm a sua rotina habitual de preparação de encomendas, mas podem realizá-la de forma consideravelmente mais rápida e segura.
Preparação de encomendas mais eficiente
Para comprovar o elevado potencial de otimização, a Linde realizou um teste de desempenho com três métodos de preparação de encomendas comuns. O resultado: em comparação com a simples preparação de encomendas manual, foi possível aumentar a eficiência em cerca de 20%.
Acompanha e vai à frente
A operação SA oferece dois modos para as aplicações de clientes mais comuns. Um dos processos mais frequentes em armazéns de estanterias altas é a preparação de encomendas num lado da estanteria no qual um colaborador percorre o corredor em U. O ideal para isto é o modo "Walk-with-me". Neste modo de condução, o equipamento segue o percurso do operador. Se o colaborador parar, o equipamento também para. Se o operador continuar a andar, o equipamento prossegue a marcha. O operador pode permanecer na estanteria e recolher as mercadorias, fazendo da caminhada constante para a plataforma do operador e de volta para a parte traseira do garfo um assunto do passado. A marcha prossegue quando o colaborador passa um determinado ponto. Esta chamada "parede virtual" pode ser selecionada através do controlo remoto.
Em armazéns mais pequenos, é adequado o modo "Continuous", no qual o equipamento se desloca no meio do corredor e é carregado por ambos os lados. Neste caso, o colaborador faz um percurso em Z entre ambos os lados da estanteria para recolher e pousar as mercadorias. O operador beneficia da função "Stop & Go", através da qual ele manda o empilhador ir à frente, enquanto ele permanece no lado dos garfos, encurtando, assim, os percursos. Contudo, se necessário, o operador também pode simplesmente conduzir ele próprio o equipamento.
Segurança ao mais alto nível
Para que a condução semiautomatizada não represente qualquer risco de segurança, os equipamentos são equipados com um scanner de segurança de alta potência integrado na parte dianteira. Este scanner deteta pessoas, assim como outros equipamentos e identifica até mesmo obstáculos que surgem repentinamente diante do equipamento. Isto evita colisões e acidentes. É possível determinar a localização do operador com precisão centimétrica graças ao controlo remoto que comunica com quatro antenas no equipamento através da tecnologia de banda ultralarga. Além disso, os modos de condução semiautomatizados reduzem as taxas de erros e de acidentes, na medida em que diminuem os riscos de ferimentos devido à constante entrada e saída do equipamento. Uma proteção especial à frente no para-choques impede que os pés do operador fiquem debaixo do equipamento. Diversas luzes montadas numa barra indicam o respetivo modo de condução através de diferentes cores. Estas acendem mesmo quando o equipamento é operado no modo semiautomático e avisam se o controlo remoto não estiver emparelhado com o equipamento. Para garantir uma área de trabalho segura e confortável para o operador, o equipamento mantém automaticamente uma distância mínima de 50 centímetros em relação à estanteria e para no final do corredor, de modo a evitar colisões com outros equipamentos nas principais vias de circulação no armazém.