Ergonomia na Linde Material Handling
A aliança entre o ser humano e a tecnologiaA produtividade máxima é alcançada quando Homem e máquina interagem perfeitamente. É por isso que os operadores estão sempre no centro do desenvolvimento de equipamentos na Linde. Estão diariamente expostos a diversos tipos de tensões ambientais e profissionais: desde pisos irregulares e oscilações a movimentos unilaterais ou posturas incorretas ao controlar, transportar, preparar encomendas ou carregar e descarregar.
Especialmente em situações de condução com má visibilidade ou apertadas, o nível de stress aumenta e, com ele, o risco de acidentes e lesões. Para reduzir a tensão física e mental dos operadores, a Linde estabelece os mais elevados padrões ergonómicos, tanto para os empilhadores contrapesados como para os equipamentos técnicos de armazenamento. Desde a otimização do campo de visão aos conceitos de operação inovadores e sistemas de assistência digital, todos eles asseguram um trabalho descontraído e garantem conforto e segurança. Desta forma, os equipamentos da Linde preservam a saúde dos colaboradores e, ao mesmo tempo, elevam a capacidade de movimentação de cargas a um novo nível.
As vantagens dos equipamentos ergonómicos
Conforto no local de trabalho
Se os operadores se sentirem mal ou estiverem expostos a um esforço físico excessivo, a sua concentração diminui e, com ela, a qualidade do seu trabalho. O risco de ferimentos ou erros aumenta. Para aliviar o operador, a Linde oferece um local de trabalho ergonómico completo, em todos os equipamentos. Isto faz com que o operador se mantenha sem dores, concentrado e seguro durante todo o turno.
Conforto de utilização nos empilhadores contrapesados
Disposição ergonómica dos elementos de comando
Cabina do condutor espaçosa
Variantes de assento
Cabina rotativa do empilhador contrapesado
Todos os empilhadores contrapesados podem ser equipados com uma cabina rotativa. Isto permite que o operador rode continuamente toda a cabina 90° para a esquerda e 65° para a direita. Além disso, é possível fazer uma rotação completa de 180° para a esquerda. Isto significa que o operador tem sempre uma vista panorâmica ideal e, ao mesmo tempo, protege as suas costas.
Posto de trabalho rotativo do condutor
Uma característica especial dos empilhadores contrapesados da Linde é o posto de trabalho rotativo do operador. Ao fazer marcha-atrás com frequência, os operadores devem olhar regularmente por cima do ombro, para trás. Tal pode exercer uma grande pressão sobre o pescoço e as costas e provocar danos a longo prazo. O posto de condução rotativo reduz o esforço físico do operador até 60%. O operador pode virar-se a 90 graus e tem visibilidade total quando faz marcha-atrás, sem esforçar a coluna.
Conforto de utilização no equipamento de tecnologia de armazenamento
Posição do operador de 45 graus
Nos equipamentos autónomos para operadores da Linde, o operador está ligeiramente virado num ângulo de 45 graus em relação aos garfos. Esta posição de condução única otimiza a visibilidade sobre os garfos e a carga sem que o operador tenha de mudar de posição ou virar a cabeça.
Saia em aço para proteção das costas
A plataforma para o operador dos modelos SP dos novos tratores de reboque, como o T20 - T25 SP, L14 - L16 SP ou D12 - D14 SP está equipada com uma saia em aço maciço que chega quase até ao centro do equipamento, nas costas do operador. Esta versão, única no mercado, protege o operador de colisões como um escudo protetor. A saia em aço também evita que o operador caia do equipamento quando arranca rapidamente.
Apoio do assento para viagens mais longas
Um encosto robusto e almofadado apoia o operador em viagens longas no lugar do operador.
Visibilidade desobstruída em todas as perspetivas
Para ter sempre tudo debaixo de olho, o operador tem muitas vezes de se virar em todas as direções. Especialmente em corredores estreitos, quando se trabalha em altura e quando se faz marcha-atrás, ocorrem frequentemente movimentos não naturais e muitas vezes unilaterais, que, no pior dos casos, podem provocar danos permanentes e ausências de longa duração. Por isso, a Linde está continuamente a otimizar e a expandir o campo de visão de modo a minimizar a amplitude de movimentos necessária. A visibilidade melhorada também aumenta a segurança no trabalho e reduz o risco de acidentes entre equipamentos e peões.
Visibilidade total no empilhador contrapesado
Cabina ampla com grandes superfícies em vidro
Perfis esguios dos mastros
Cabina elevatória
Tudo à vista no equipamento de tecnologia de armazenamento
Perfis dos mastros
Nos stackers da Linde os perfis dos mastros são particularmente estreitos para proporcionar ao operador uma excelente visibilidade, especialmente durante a elevação de cargas.
Monomastro
Lugar do operador em frente à bateria
Nos dispositivos para picking de elevação baixa N20 B, N20 – 25 e N20 – 25 HP, o lugar do operador encontra-se em frente à bateria. Isto dá ao operador uma melhor visibilidade do ambiente circundante quando sai dos corredores de estanterias e permite uma preparação segura de encomendas.
Mastro do empilhador retrátil X
É possível encontrar um conceito de mastro particularmente inovador no empilhador retrátil R14 – R17 X. Mastros de elevação extra largos, perfis estreitos e um assento próximo do mastro garantem uma vista panorâmica ideal. Além disso, um sistema de câmaras no mastro permite uma monitorização permanente da carga.
Campo de visão alargado
A Linde desenvolveu vários sistemas de assistência baseados em câmaras e sensores para alargar o campo de visão e aumentar a segurança operacional. Isto inclui a câmara de marcha-atrás apoiada por IA Reverse Assist Camera. Reconhece automaticamente as pessoas e avisa o operador do empilhador sobre uma colisão em várias fases.
Dirigir-se ergonomicamente para o futuro
O controlo preciso e simples do equipamento e da carga é essencial para um processo de trabalho sem problemas. No entanto, os movimentos de direção são frequentemente efetuados de um lado ou em posturas desfavoráveis. Os conceitos de operação inovadores da Linde são ergonomicamente otimizados para reduzir o esforço físico do operador. Isto aumenta o bem-estar dos colaboradores e, ao mesmo tempo, reduz as doenças prolongadas e as ausências do pessoal.
Controlo preciso nos empilhadores contrapesados
Linde Load Control
Graças ao Linde Load Control, as funções do mastro podem ser controladas com precisão centimétrica e de forma ergonómica. Através de duas alavancas de controlo integradas no apoio de braço direito, o operador consegue controlar, de forma simples e precisa, o sistema hidráulico de trabalho e o sistema hidráulico adicional do empilhador com movimentos mínimos dos dedos.
Acionamento hidrostático
O acionamento de marcha hidrostático funciona sem embraiagem, mudanças, transmissão e travões. Permite uma aceleração e uma travagem contínuas e particularmente suaves, permitindo assim manobras precisas nos espaços mais apertados.
Controlo por pedal duplo
Com base no acionamento direto hidrostático, o controlo por pedal duplo assegura um controlo preciso e sensível do equipamento com o mínimo esforço por parte do operador. O pedal direito destina-se à marcha para a frente e o pedal esquerdo à marcha-atrás. O sistema de acionamento funciona de forma contínua, permitindo ao operador acelerar e travar suavemente e mudar de direção rapidamente.
Linde Steer Control
O conceito de operação do Linde Steer Control estabelece novos padrões em termos de ergonomia. Em vez de um volante clássico, o operador controla o empilhador com uma Mini-Wheel ou um joystick, que estão integrados num apoio de braço adicional do lado esquerdo. Isto permite que o equipamento seja operado de forma simples, precisa e intuitiva. Em comparação com o volante Linde convencional, os movimentos do braço de direção são reduzidos e os músculos são significativamente aliviados. O Linde Steer Control complementa o conceito de operação comprovado de controlo por pedal duplo e Linde Load Control e permite que o operador e o equipamento se fundam numa unidade eficiente.
Controlo preciso no equipamento de tecnologia de armazenamento
Alavanca multifunções
Para trabalhar com empilhadores retráteis R10 - R25 a Linde desenvolveu a Alavanca multifunções. Pode ser utilizada para acionar várias funções centrais do equipamento. Foi concebida como complemento anatómico da mão humana, permitindo que a mão do operador repouse sempre numa posição natural e descontraída. A forma única da alavanca permite uma movimentação intuitiva da carga, o que resulta num processo de trabalho seguro, simples e eficiente.
e-driver da Linde
O conceito único do e-driver da Linde foi especialmente desenvolvido para a posição de 45 graus do equipamento autónomo para operadores. Isto permite que o operador controle todas as funções do empilhador com uma mão sem esforçar a coluna.
Controlo por pedal duplo
Tal como os empilhadores contrapesados, os Empilhador retrátil da Linde também estão equipados com o comprovado controlo por pedal duplo. Este permite um arranque suave, mudanças rápidas de direção e uma movimentação sensível da carga.
Eficiência com um simples acionamento de botão
Preparação de encomendas semiautomatizada
Os empilhadores preparadores de encomendas N20, N20 – N24 HP, N20 – N25 C e N20 C D podem ser utilizados de forma semiautomática. O equipamento conduz automaticamente à frente ou atrás do operador. Isto encurta os percursos e reduz a necessidade de subir e descer.
Funções automatizadas para estanteria alta
A Navegação de armazém da Linde ajuda o operador de empilhadores para corredores estreitos a armazenar mercadorias. O sistema de assistência indica a posição de armazenamento da mercadoria e desloca-se automaticamente para ela mediante o acionamento de um botão. O sistema também procede ao armazenamento e desarmazenamento de paletes automaticamente ao acionar um botão, reduzindo a quantidade de movimentos necessários para o operador.
Um ambiente de trabalho seguro em todos os aspetos
Para além do esforço físico de conduzir e controlar os equipamentos, os operadores estão também expostos a várias influências ambientais durante o seu trabalho diário. Estas incluem temperaturas extremas, pó, oscilações e vibrações, que causam tensão adicional ao operador. As cabinas do operador da Linde são concebidas de forma ideal para proteger o operador destas influências ambientais e garantir um ambiente de trabalho seguro e agradável.
Redução de choques e vibrações
- Bancos com suspensão pneumática: Os bancos reguláveis em altura e com suspensão pneumática reduzem os choques e as vibrações, oferecendo assim um conforto especial.
- Amortecimento de posição final nos mastros Duplex e Triplex: quando o mastro atinge a sua altura máxima ou mínima, o amortecimento de posição final assegura uma elevação e descida mais suaves.
- Active Stability Control: O Sistema de assistência Active Stability Control (ASC) da Linde ajuda os equipamentos para corredores estreitosa reconhecer pisos irregulares e a compensar choques ou vibrações.
Desacoplamento de componentes
As vibrações, os choques ou as oscilações têm um forte impacto nos operadores durante o turno de trabalho. Mesmo quando as vibrações são praticamente impercetíveis, em conjunto, sobrecarregam consideravelmente os colaboradores. É precisamente contra isto que o desacoplamento sistemático dos módulos individuais nos protege. Por este motivo, o posto de trabalho do operador desacoplado faz parte, desde há muito tempo, do equipamento ergonómico básico dos Empilhadores contrapesados da Linde. O mastro, o eixo de direção e o eixo de acionamento estão desacoplados do chassis de modo que as vibrações e os choques não possam ser transmitidos ao operador. Na mais recente geração de tratores de reboque da Linde, a plataforma para o operador e os elementos de comando também formam uma única unidade que está separada do resto do chassis por apoios de borracha e que conta com suspensão de série.
Proteção contra pó, sujidade e calor
- Cabina confortável: A cabina protege o operador do pó, da sujidade e do ruído, especialmente quando trabalha no exterior.
- Ar condicionado* e aquecimento: No inverno e no verão, o ar condicionado* e o aquecimento dos equipamentos Linde asseguram temperaturas agradáveis na cabina.
- Modelo para entrepostos frigoríficos: o modelo para entrepostos frigoríficos foi desenvolvido para utilização dos equipamentos a temperaturas tão baixas como 35 °C negativos. É particularmente adequado para utilização em entrepostos frigoríficos ou noutros ambientes com temperaturas baixas.
*contém hidrocarbonetos fluorados
Seguro e descontraído no armazém
O trabalho com cargas pesadas e equipamentos de grandes dimensões exige a máxima concentração. A pressão do tempo, as manobras difíceis ou o trabalho em áreas com pouca visibilidade podem causar stress e levar à exaustão mental a longo prazo. O risco de acidentes aumenta. A Linde oferece uma gama de sistemas de assistência digital para aliviar a tensão mental dos operadores e aumentar a segurança no trabalho para todos.
Linde Safety Pilot
O Linde Safety Pilot funciona como um passageiro inteligente e protege o operador e a carga de acidentes por capotamento. O operador pode manter-se constantemente atento a parâmetros importantes através de um pequeno monitor e é avisado visual e acusticamente assim que é atingido um estado de condução crítico. A versão Active do Safety Pilot intervém automaticamente nas funções de circulação e de elevação do empilhador.
Linde Safety Guard
O aviso ativo através de som, LED ou vibração através do Linde Safety Guard permite que todos os envolvidos reajam imediatamente da ocorrência de ferimentos pessoais ou danos materiais. Isto garante a segurança dos operadores e dos peões nas imediações diretas do equipamento.
Linde Curve Assist
Para proteger o operador de manobras de marcha arriscadas e, assim, evitar colisões ou colisões traseiras, o Linde Curve Assist reduz automaticamente a velocidade de marcha nas curvas.
Linde Load Management
Para reduzir o risco de acidentes durante o armazenamento e desarmazenamento com stackers, o Linde Load Management monitoriza a capacidade de carga residual e avisa o operador atempadamente de situações críticas, aumentando assim a segurança na movimentação de cargas em altura.
Desenvolvimento contínuo
A conceção ergonómica dos equipamentos e dos postos de trabalho dos operadores e a conceção orientada para o utilizador de todo o ambiente de trabalho continuarão a ser um elemento central da filosofia da Linde no futuro. Isto inclui também o desenvolvimento de interfaces de utilizador para sistemas de assistência, conceitos de controlo ou soluções de software. Deste modo, a Linde garante o melhor apoio possível ao operador e à gestão de frotas.