Qual o empilhador de exterior certo para operar em condições climáticas extremas?
Blog_Header_28-11-2024

As condições atmosféricas têm um impacto direto nas operações logísticas ao ar livre, podendo afetar tanto a segurança como a eficiência de processos e operações.

Encontrar empilhadores de exterior aptos para trabalhar em locais com pisos molhados, enlameados e escorregadios, ou sobre terrenos irregulares, deve ser uma prioridade. Isto evitará acidentes e interrupções que prejudicam a produtividade do seu negócio.

Os desafios do clima numa operação logística no exterior

Temperaturas extremas (muito frio ou muito calor), ventos fortes, presença de neve, gelo, chuva e humidade são alguns dos grandes desafios que comprometem as operações logísticas em áreas exteriores. O seu impacto é variável, mas o clima extremo pode provocar:

  • Atrasos nos trabalhos,
  • Perda de produtividade;
  • Acidentes envolvendo carga, operadores ou ambos;
  • Aumento dos custos de manutenção.

Selecionar empilhadores de exterior robustos e apropriados contribui para manter a segurança dos operadores e o ritmo de trabalho.

3 Riscos de usar o equipamento errado em operações logísticas de exterior

Muitas vezes, remediar com o uso de equipamentos de armazém que não estão preparados para operar ao ar livre pode ter consequências negativas, tais como:

1. Insegurança operacional

A utilização de maquinaria inadequada para trabalhos ao ar livre aumenta o risco de ocorrência de acidentes, danos e avarias. Tudo isto pode traduzir-se em custos avultados e desnecessários, uma vez que, para os evitar, só precisa de ajustar o equipamento às exigências do clima.

2. Problemas na preservação da integridade das cargas

Operar com equipamentos inapropriados pode também gerar problemas a nível do armazenamento e provocar danos irreversíveis nas cargas. Para qualquer empresa de logística, este tipo de falha representa uma potencial perda de clientes.

3. Redução da eficiência operacional

Quando um equipamento é usado para funções demasiado exigentes, aumentam as necessidades de manutenção e reparação, tornando-se necessário fazer paragens frequentes. Tudo isto acaba por diminuir a eficiência e produtividade nos trabalhos de exterior.

Como escolher o empilhador de exterior mais adaptado às exigências do clima

Entre os diferentes equipamentos para armazéns, os empilhadores ocupam uma posição de destaque pela sua versatilidade. No entanto, há que saber adaptar as suas características às exigências de cada operação logística.

Por exemplo, um empilhador elétrico da gama E pode ser uma excelente opção para funcionar dentro de um armazém. Já para operar ao ar livre, debaixo de chuva ou em contacto prolongado com lama e humidade, os empilhadores Linde X são uma escolha mais vantajosa.

Para trabalhar em condições atmosféricas extremas, estes são alguns fatores a ter em conta para selecionar os melhores empilhadores para exterior:

  • Prefira pneus de alta tração

    Além de enfrentar as adversidades relacionadas com o clima, um empilhador para exterior deve também estar preparado para se adaptar às particularidades do piso. Pneus grandes e com boa tração proporcionam maior aderência em pisos escorregadios, com gelo, lama ou neve, prevenindo acidentes.

  • Escolha empilhadores de exterior com cabine climatizada

    Proporcionar o máximo conforto e segurança aos colaboradores contribui para aumentar a produtividade. Um empilhador de exterior com cabine climatizada facilita o trabalho do operador, tanto em situações de calor como de frio extremo.

  • Aposte na resistência a temperaturas extremas

    O motor e os restantes componentes de um bom empilhador de exterior precisam de estar preparados para suportar condições exigentes. Em ambientes de calor ou de frio extremo, faça pausas programadas para prolongar a longevidade dos seus equipamentos.

  • Invista na manutenção preventiva

    Efetuar uma verificação e manutenção regular aos seus empilhadores é uma forma eficaz de garantir o melhor desempenho destes equipamentos em condições adversas. A manutenção preventiva evita avarias e acidentes, portanto, representa uma poupança a longo prazo.

  • Garanta a formação e preparação dos operadores

    Antes de iniciar os trabalhos em condições climáticas adversas, cada operador deve estar preparado e ciente dos riscos inerentes ao que irá enfrentar. A formação é fundamental para que os colaboradores saibam como agir para preservar a sua segurança e a dos outros no local de trabalho.

Confie em empilhadores aptos para trabalhar em condições climáticas extremas

Qualquer operação logística ao ar livre com empilhadores deve levar em conta as condicionantes do clima. Planificar os trabalhos, preparar os operadores e selecionar os melhores equipamentos permite agilizar as atividades, mantendo bons níveis de segurança e de eficiência.

Na Linde, encontra uma ampla gama de opções em equipamentos de armazém, acessórios e maquinaria, que contribuem para otimizar as suas operações logísticas. Para qualquer cenário existe uma solução Linde Material Handling que se adapta ao que necessita.

Fale com os nossos especialistas e diga-nos o que podemos fazer por si!