Stackers versáteis para armazém e produção
09/07/2024
Com o Linde L10 - L16 B, a Linde Material Handling (MH) apresenta um novo empilhador pedonal extremamente compacto. Com capacidades de carga entre 1,0 e 1,6 toneladas e alturas de elevação até 5,47 metros, estes modelos foram concebidos para uma ampla variedade de tarefas de manuseamento em armazéns e ambientes de produção. O seu design compacto torna-os auxiliares ideais para o manuseamento de mercadorias em corredores estreitos e zonas de carga. Além disso, dois outros modelos são capazes de movimentar paletes com bases fechadas e diversos tipos de pequenos contentores.
"Dificilmente qualquer outro grupo de produtos no segmento de equipamento de armazém é tão versátil como os stackers elétricos manuais", afirma Marc Castro, Portfolio Manager Warehouse Trucks da Linde Material Handling. Estes empilhadores versáteis cobrem uma vasta gama de aplicações de armazém: empilham e movem paletes em áreas de preparação e zonas intermédias, transportam materiais para as linhas de produção, armazenam e recuperam mercadorias, ajudam no reabastecimento em supermercados e também podem ser utilizados como bancada de trabalho. Em qualquer aplicação, a capacidade de manobra dos veículos é essencial, pois o espaço é quase sempre limitado, seja em áreas de preparação, corredores estreitos ou linhas de montagem. "Cada centímetro de redução no comprimento do empilhador ajuda o operador a levar a carga até ao destino de forma mais rápida e segura", explica Castro, product expert.
Opções flexíveis de aplicação
Neste sentido, foi dada especial atenção às dimensões da série de stackers elétricos da Linde. "Estão entre os modelos mais compactos de todo o ambiente competitivo", sublinha o product expert Marc Castro. A versão mais pequena do Linde L10 B, equipada com uma bateria de iões de lítio integrada e um mastro simplex, mede apenas 568 milímetros desde o chassis até ao porta-garfos (dimensão l2), com um raio de viragem de 1.420 milímetros. A série de modelos também está disponível com um tabuleiro de bateria e baterias de chumbo-ácido com capacidades nominais de 200Ah e 250Ah, bem como baterias de iões de lítio com capacidades de 3kWh a 6kWh. Para além de uma variedade de carregadores diferentes, os veículos podem ser equipados opcionalmente com um carregador integrado, que permite o carregamento intermédio em qualquer tomada elétrica.
"Os novos stackers da Linde foram concebidos para atender a todos os requisitos imagináveis", enfatiza Marc Castro, Portfolio Manager da Linde. Para alcançar esse objetivo, estão disponíveis cinco tipos diferentes de mastros, permitindo que os empilhadores se adaptem às condições específicas de cada empresa. Além disso, uma vasta gama de opções de equipamento assegura que os consultores comerciais possam configurar os empilhadores para qualquer aplicação. A elevação inicial proporciona uma maior distância ao solo para enfrentar superfícies irregulares e conduzir sobre rampas, enquanto a função de dois andares permite o transporte simultâneo de duas paletes em distâncias mais longas. Os empilhadores Linde L10 - L12 AS, com capacidades de carga de 1,0 e 1,2 toneladas, estão disponíveis para o manuseamento de paletes com bases fechadas ou suportes de carga especiais.
A segurança, a ergonomia e a gestão da frota oferecem múltiplas vantagens
Dois elementos-chave são essenciais para alcançar a produtividade: o máximo conforto operacional e um equipamento de segurança adaptado que proteja o operador, a carga e a infraestrutura do armazém. A cabeça do timão assimétrica típica da Linde é valiosa neste aspeto, mantendo automaticamente o operador dentro dos contornos do empilhador. Além disso, o braço longo do timão assegura que o operador está a uma distância segura do equipamento quando este está em movimento, atingindo velocidades de até 6 km/h. O chassis de tração profunda também aumenta a segurança, evitando que os pés do operador fiquem presos sob a saia de aço baixa. O para-choques de pé ativo é uma nova opção de equipamento, que deteta o contacto e trava automaticamente o equipamento em função. Outra variante afasta automaticamente o equipamento do operador em caso de contacto.
O sistema Linde Load Management está disponível em duas versões. Na variante standard, o sistema determina o peso da carga nos garfos. A versão avançada monitoriza adicionalmente a capacidade de carga restante em tempo real e alerta o operador para condições críticas com avisos visuais e sonoros. Se o peso da carga exceder a capacidade de carga máxima, o sistema bloqueia a função de elevação, impedindo a continuação da elevação. A velocidade de deslocação e a aceleração também são controladas com base na altura de elevação, no peso da carga e no ângulo de direção. Outra caraterística importante é a ligação em rede com transmissão de dados bidirecional: Isto permite atualizações de software e diagnósticos remotos "over the air", aumentando o tempo de funcionamento do veículo.