Novo mastro para empilhadores de longo alcance

04/08/2022

A especialista em Intralogística Linde Material Handling (MH) está agora a equipar os seus empilhadores R14 HD a R25 para cargas úteis de 1,4 a 2,5 toneladas com um novo mastro para cargas pesadas. Oferece aos operadores uma melhor visão da carga e do ambiente de trabalho, bem como maiores capacidades residuais, permitindo-lhes mover paletes rapidamente e em segurança a alturas de elevação de até 15 metros.

No sentido de acomodar mais mercadorias e uma maior variedade de produtos, os armazéns e sistemas de estantes estão a crescer cada vez mais. As exigências impostas aos empilhadores retráteis utilizados são cada vez maiores, uma vez que as cargas precisam de ser armazenadas e recuperadas rapidamente e em segurança até aos níveis das prateleiras superiores. E isso não é tudo: enquanto os veículos são capazes de chegar cada vez mais alto com o mastro estendido, devem também ser capazes de passar através de portões e estantes sem qualquer problema com o mastro recolhido. Ao mesmo tempo, o veículo não deve tornar-se mais longo. Cada centímetro conta para que os empilhadores possam permanecer tão manobráveis quanto possível, consigam lidar com larguras de corredor estreitas e fazer um uso otimizado das áreas de armazenamento. Por último, mas não menos importante, são necessárias soluções para as vibrações do mastro que ocorrem com o aumento da altura de elevação e para as condições de visibilidade cada vez mais limitadas.

Mastro com visibilidade otimizada para maior segurança e melhor desempenho de manuseamento

A melhor visão possível da carga e do ambiente envolvente é o pré-requisito básico para a utilização segura de empilhadores retráteis. Com o novo mastro de carga pesada, isto é conseguido de duas maneiras: Em primeiro lugar, é muito mais amplo do que os modelos anteriores e, em segundo, os programadores conseguiram dispensar as escoras transversais anteriormente necessárias. Isto resulta em janelas de visualização significativamente maiores entre as secções do mastro, o que melhora significativamente a visão dos garfos. Dependendo do tipo e do desenho, o campo de visão do condutor é alargado até 27 por cento.

O desenho otimizado do raio transversal da cabeça também aumenta a visibilidade ascendente, permitindo ao operador ver melhor e assim controlar os garfos ao armazenar e recuperar em elevados níveis de elevação. Mas não é só a vista superior que é melhorada, o novo mastro também permite uma visão otimizada do ambiente de trabalho horizontal, uma vez que é instalado no veículo numa posição mais vantajosa. Desta forma, o condutor pode olhar para além do mastro carregado sem se inclinar para o lado.

Com uma altura máxima de elevação de até 15 metros, o novo mastro atinge uma altura máxima de dois metros em relação aos mastros anteriormente instalados. Tem também uma maior capacidade de carga residual, de modo que os veículos possam suportar significativamente mais peso de carga do que anteriormente, quando o mastro é totalmente estendido. Para assegurar que os empilhadores retráteis com o novo mastro possam passar em segurança pelas passagens do armazém, a Linde MH otimizou a relação entre a altura do mastro e a altura total. Como resultado, o novo mastro de 15 metros é ainda mais baixo quando retraído do que a versão de 13 metros do modelo anterior.

Mais robusto e com maior facilidade de serviço

Uma maior estabilidade do mastro é proporcionada por perfis de mastro mais robustos com reforços escalonados que, além disso, reforçam o mastro de alcance e minimizam a deflexão dos componentes individuais. Isto resulta em vibrações mais baixas do mastro durante o armazenamento e recuperação em grandes alturas de elevação, o que não só poupa ao condutor o tempo de espera até à oscilação, mas também evita colisões entre o mastro e as estantes, que muitas vezes causam danos graves à carga e nas infraestruturas. Para ainda mais estabilidade do mastro a grandes alturas, está disponível o sistema opcional de assistência ao condutor Dynamic Mast Control (DMC): um atuador de impulso elétrico controlado por sensor, compensa as vibrações e deflexões do mastro através de contramovimentos direcionados e altamente precisos.

O comprimento do veículo permaneceu inalterado para que os empilhadores de alcance possam manobrar em corredores de armazém estreitos, como habitualmente. Para simplificar a substituição do mastro, o empilhador retrátil permanece agora dentro do chassis do veículo durante a desmontagem. Desta forma, os empilhadores podem ser deslocados rapidamente para outro local e voltar rapidamente a ser postos em funcionamento. Isto reduz os requisitos de tempo e custos em até 50 por cento.