Poderoso complemento à família dos empilhadores

29/04/2022

Linde Material Handling anuncia a sua última geração de empilhadores de IC com capacidade entre 3,5 e 5 toneladas

A geração 12XX de empilhadores com motor de combustão interna da Linde Material Handling (MH) pode agora mover cargas ainda mais pesadas de 3,5 a 5 toneladas de forma rápida e eficiente. Oferecendo maior conforto, maior visibilidade, sistemas de proteção tanto para o condutor como para o ambiente, bem como troca de dados bidirecional e um poderoso sistema de movimentação, os empilhadores a diesel e a GPL asseguram uma maior capacidade de movimentação de paletes.

Até à data, ainda não é possível imaginar certas áreas de aplicação sem empilhadores com motor IC", afirma Björn Walter, Gestor de Produto Sénior Contrapesado de Empilhadores. "Isto porque os gestores de frotas estão convencidos das vantagens que oferecem, tais como o reabastecimento sem complicações ou o poderoso sistema de transmissão hidrostática Linde, que permite um controlo sensível do desempenho da transmissão", diz o perito. A interação do motor industrial, a transmissão continuamente variável e o conceito de funcionamento sofisticado dão aos veículos o poder de movimentação de mercadorias que os operadores apreciam. Os condutores de empilhadores utilizam as poderosas máquinas, por exemplo, para transportar dezenas de caixas de bebidas num único elevador, agarrar contentores carregados com pedras de pavimentação que pesam várias toneladas, mover fundições altamente sensíveis, levantar bobinas de arame em paletes ou empilhar blocos de resíduos de papel prensado. As aplicações exteriores mais exigentes em pistas poeirentas, superfícies lamacentas ou superfícies irregulares das estradas proporcionam um campo de atividade ideal para os robustos empilhadores Linde. Isto é assegurado por uma distância ao solo de 207 milímetros (Linde H35 e H40) e 250 milímetros (Linde H45 e H50), uma longa distância entre eixos, proteção contra impactos e pneus numa grande variedade de desenhos.

Contrariamente às séries anteriores, todos os novos modelos de empilhadores têm como padrão um centro de carga de 600 milímetros. Isto assegura capacidades residuais elevadas quando se utilizam acessórios de empilhadores. Para o Linde H50 com uma capacidade de carga de cinco toneladas, existe também uma variante com um centro de carga de 500 milímetros. Ao mesmo tempo, a série foi alargada para incluir um modelo com uma capacidade de carga de 3,5 toneladas. "Estamos assim a ir ao encontro do desejo dos nossos clientes de uma maior variação no sentido de encontrar o empilhador mais adequado para a respetiva aplicação", destaca o gestor do produto.

O local de trabalho do condutor foi também melhorado. Foi concebido para proporcionar o máximo apoio aos funcionários. O largo degrau de entrada e os manípulos de aderência suave asseguram uma instalação confortável. No interior, o veículo dispõe da última geração de bancos e apoios de braços (Linde Load Control), que já foi instalado nos outros modelos de empilhadores da família 12XX. Juntamente com o volante ergonómico e pedais duplos, forma uma unidade operacional coordenada e, tal como o mastro e os eixos desacoplados, foi concebida para manter o condutor alerta e concentrado durante um longo dia de trabalho. Os perfis assimétricos dos mastros da geração 12XX foram redesenhados no que diz respeito à visibilidade e a cabine, opcionalmente disponível com grandes portas de vidro, o que oferece ao condutor um campo de visão significativamente melhorado.

Ao mesmo tempo, a Linde MH transpôs o extenso equipamento de segurança para a série de modelos com maior dimensão. "A proteção dos funcionários nas instalações da empresa tornou-se uma prioridade máxima na maioria das operações. Muitas características são, portanto, instaladas como padrão", enfatiza o perito em produtos Björn Walter, listando exemplos como o sistema eletrónico de monitorização do cinto de segurança, o Linde Load Assist e o Linde Curve Assist, um sistema que reduz automaticamente a velocidade de condução durante as curvas. As soluções de iluminação opcionais incluem o Linde TruckSpot, VertiLights ou LED Stripes.

Embora nesta classe de capacidade haja uma alternativa de desempenho equivalente disponível no futuro sob a forma de camiões elétricos da série X, que até preveem um funcionamento neutro em termos climáticos se for utilizada "eletricidade verde", os últimos empilhadores de IC podem pelo menos aumentar o seu equilíbrio energético através de um melhor desempenho de manuseamento. Este é o resultado dos ciclos de trabalho realizados como parte do teste de desempenho TOP da própria empresa, que foi aprovado pela TÜV Nord. Björn Walter: "Aqui, vemos melhorias no que diz respeito à produção de paletes por hora, o que deverá resultar numa redução notável dos custos de combustível ao longo de dias, meses e anos".