Eis como um sistema da Linde baseado em inteligência artificial aumenta significativamente o nível de segurança na CEMEX
Pensar no futuro das manobras de marcha-atrásA adição faz toda a diferença: isto aplica-se aos aditivos para materiais de construção do especialista da indústria CEMEX Admixtures e também à sua intralogística. Nas suas instalações de Salzkotten (Alemanha), a empresa expandiu a sua frota de empilhadores com o sistema da Linde baseado em IA Reverse Assist Camera complementa, aumentando assim o nível de segurança nas manobras de marcha-atrás.
O corpo humano é uma maravilha da natureza, independentemente da forma como o encaramos. Mas há um ponto de bloqueio, no melhor sentido da palavra, nomeadamente, a capacidade bastante limitada de virarmos a cabeça para termos uma visão completa do que se passa atrás de nós. Por muito pouco importante que este facto anatómico possa parecer na vida quotidiana, eventualmente, a logística acaba por ter um significado considerável na vida profissional dos operadores de logística. “Independentemente da sua agilidade ou da forma como manuseia os espelhos, se alguém fizer marcha-atrás com um empilhador, há sempre o risco de outra pessoa passar despercebida”, resume Roland Poppe, Manager Production Europe do fabricante de aditivos para betão CEMEX Admixtures.
Muito tráfego num espaço estreito
Visita no local a Salzkotten, na Renânia do Norte-Vestefália: a CEMEX Admixtures GmbH produz uma vasta gama de aditivos para a indústria dos materiais de construção. Empilhadores contrapesados são indispensáveis, por exemplo, para carregar e descarregar os cerca de 20 camiões por dia. Segundo Roland Poppe, este processo engloba um grande potencial de perigo: “É necessário ter extrema atenção ao fazer marcha-atrás. Se os operadores de camiões externos à empresa circulam pelo recinto, isso não torna necessariamente as coisas mais seguras.” A situação no interior é igualmente desafiante, especialmente na zona de enchimento, onde os contentores que pesam até 1,4 toneladas são retirados da instalação de produção. A Health and Safety Specialist Karen Förster explica: “Além de bastante apertado, a nossa localização também tem até onze empilhadores a circular ao mesmo tempo. Foi por isso que procurámos uma solução prática e eficaz para tornar a marcha-atrás mais segura, tanto no interior como no exterior.”
A inteligência artificial vê e pensa consigo
Prático e eficaz: este desejo levou os responsáveis da CEMEX Admixtures diretamente a um novo tipo de solução — a Linde Reverse Assist Camera. No entanto, o nome não se refere a uma vulgar câmara de marcha-atrás, mas sim a um sistema de assistência inteligente com algoritmos baseados em inteligência artificial, que consegue distinguir entre pessoas e objetos num raio de até 12 metros atrás do empilhador. Se uma pessoa entrar na zona definida ou já estiver nela, o sistema emite um aviso visual e acústico e reduz a velocidade de marcha do equipamento de movimentação de cargas, se necessário. A tecnologia também está explicitamente treinada para reconhecer pessoas com roupa de trabalho e de proteção.
Pode dizer-se que a Linde Reverse Assist Camera foi a adição fundamental que faltava no nosso portefólio de segurança.
Karen Förster, Health and Safety Specialist na CEMEX Admixtures GmbH
A inteligência artificial vê e pensa consigo
Prático e eficaz: este desejo levou os responsáveis da CEMEX Admixtures diretamente a um novo tipo de solução - a Linde Reverse Assist Camera. No entanto, o nome não se refere a uma vulgar câmara de marcha-atrás, mas sim a um sistema de assistência inteligente com algoritmos baseados em inteligência artificial, que consegue distinguir entre pessoas e objetos num raio de até 12 metros atrás do empilhador. Se uma pessoa entrar na zona definida ou já estiver nela, o sistema emite um aviso visual e acústico e reduz a velocidade de marcha do equipamento de movimentação de cargas, se necessário. A tecnologia também está explicitamente treinada para reconhecer pessoas com roupa de trabalho e de proteção.
Reequipado e adaptado às necessidades
“Juntamente com o nosso parceiro de rede da Linde, a NEOTECHNIK Fördersysteme, instalámos o sistema num dos nossos empilhadores Linde pela primeira vez e testámo-lo durante várias semanas”, relata o Production Manager Roland Poppe. “Entretanto, um colaborador da NEOTECHNIK personalizou as definições exatamente de acordo com as nossas necessidades no local.” Isto porque outra característica especial da Linde Reverse Assist Camera é a sua capacidade de configuração: é possível definir duas zonas de alerta, uma amarela e outra vermelha, que, por sua vez, determinam o aviso acústico. Além disso, os operadores podem visualizar a imagem da câmara na qual as pessoas detetadas são codificadas por cores, graças a um visor no empilhador que também pode ser adaptado.
O sistema da Linde avisa quando deve avisar
Em termos práticos: na atual geração de empilhadores contrapesados da Linde, as imagens já funcionam no visor de 7 polegadas disponível de fábrica. Também pode ser atribuída uma redução de velocidade específica a cada uma das duas zonas de alerta. Marcel Shabanaj, operador de armazém da CEMEX, foi um dos primeiros a testar a Linde Reverse Assist Camera em 2022. “Gostei imediatamente do facto de o sistema só me avisar se detetar realmente uma pessoa atrás do empilhador. Também não existe um som de aviso contínuo irritante.”
Os nossos colaboradores aceitaram o sistema muito rapidamente porque torna o trabalho mais seguro e mais relaxado, mas também porque veem que estamos a investir na segurança e a dar prioridade máxima a esta questão.
Marius Jedrzejewski, chefe de equipa de produção na CEMEX Admixtures GmbH
Posicionamento alargado em termos de tecnologia de segurança
Além do novo sistema, a CEMEX Admixtures também utiliza outras soluções da Linde que contribuem para o tema da segurança: Os equipamentos do tipo Linde E20, Linde E30 e Linde H30 além de apresentar a Linde BlueSpot estão equipados com o sistema de assistência Linde Safety Guard comprovado. Evita colisões entre empilhadores através de uma localização dos equipamentos com precisão centimétrica. “Também definimos seis zonas de alerta nas quais a velocidade dos empilhadores é automaticamente reduzida para áreas da nossa empresa com pouca visibilidade. Além disso, os LED projetam símbolos de aviso bem visíveis no chão do pavilhão em pontos críticos quando um equipamento se aproxima”, explica Karen Förster, Health and Safety Specialist.
Uma história de sucesso que continua
Neste momento, o sistema inteligente da Linde está instalado em todos os empilhadores de Salzkotten. “Levaremos este complemento para as fábricas em Espanha e Inglaterra no segundo trimestre de 2023”, confirma Roland Poppe, Production Manager responsável a nível europeu. “Consigo mesmo imaginar que, no futuro, isto se tornará mesmo a nova norma em todo o Grupo a nível mundial.”
CEMEX Admixtures GmbH
A CEMEX Admixtures GmbH , uma filial da mundialmente ativa CEMEX SA de CV, tem vindo a desenvolver e a produzir uma vasta gama de aditivos para a indústria dos materiais de construção em Salzkotten, na Renânia do Norte-Vestefália, há cerca de 70 anos. Na logística interna, só são utilizados os equipamentos de movimentação de cargas da Linde, incluindo um total de onze empilhadores contrapesados Linde E20, Linde E30 e Linde H30 a gás propulsor. Estes dois últimos equipamentos também serão substituídos a partir de 2024 por Empilhadores elétricos da Linde , sendo que a eletricidade necessária é fornecida por um sistema fotovoltaico interno. A tarefa dos equipamentos no sistema de turno único é o abastecimento da produção e o carregamento e descarregamento de camiões. Todos os equipamentos estão equipados com um dispositivo de avanço dos garfos e Soluções de segurança Linde BlueSpot, Linde Safety Guard e Linde Reverse Assist Camera. O parceiro alemão de rede da Linde, NEOTECHNIK Fördersysteme, trata da assistência e da consultoria.