O Linde E80 na Gerolsteiner, de candidato em fase de testes a padrão de referência
Empilhadores elétricos no seu elementoPrimeiro veio um equipamento de teste, depois chegaram outros dois. Brevemente, toda a frota de equipamentos de 8 toneladas será alimentada com a ecológica tecnologia tecnologia de iões de lítio de iões de lítio. Na Gerolsteiner, especialista em água mineral, o Linde E80 não deixa margem para dúvidas: os empilhadores elétricos conseguem atingir o mesmo desempenho que os seus homólogos com motor de combustão, mesmo em utilização contínua.
A água é uma ciência por si só. Até uma água poder ser considerada “água mineral natural”, tem de percorrer um longo caminho: desde estratos rochosos de milhares de anos até às profundezas dos regulamentos legais alemães. Enquanto alimento essencial e único, a água mineral requer um reconhecimento oficial com base em investigações quanto às suas características geológicas, hidrológicas, físicas, químicas, microbiológicas e higiénicas. No entanto, análises científicas à parte, a água mineral tem muito com que lidar…
Os equipamentos potentes de 8 toneladas são a espinha dorsal da logística
Roland Keul, Diretor de Logística na Gerolsteiner Brunnen GmbH & Co. KG, explica: “Nos períodos de pico durante os meses de verão, a nossa equipa carrega até 10 000 paletes de água mineral todos os dias. No total, temos uma média de 55 000 processamentos de camiões por ano aqui na nascente.” Um desempenho logístico impressionante, que conta com uma frota de empilhadores igualmente impressionante constituída por quase três dúzias de equipamentos de 8 toneladas. E o mais fascinante é que quase metade da frota funciona com um acionamento elétrico silencioso e, sem emissões locais de CO2.
Novos impulsos na movimentação de mercadorias
“Desde sempre que estabelecemos elevados padrões de qualidade para a nossa água”, destaca Ulrich Rust, Diretor Técnico. “Esta filosofia inclui, evidentemente, a responsabilidade pela natureza, a partir da qual obtemos os nossos produtos.” Desta forma, a empresa afirmou-se como sendo a primeira fonte de águas minerais alemã a cumprir os elevados padrões da política climática internacional e o chamado limite de 1,5 graus. “A Gerolsteiner pretende tornar-se num catalisador de alterações positivas e sustentáveis”, refere Rust. Logicamente, foi com esta mentalidade que se colocou à prova a própria logística.
Os nossos testes são claros: os empilhadores elétricos da Linde estão ao mesmo nível dos equipamentos a diesel no que respeita à capacidade de movimentação.
Roland Keul, Diretor de Logística na Gerolsteiner
Um empilhador elétrico consegue elevar isto?
“Elevadas tonelagens, vias de circulação mais longas no armazém em bloco, elevação e abaixamento frequentes, como se poderia fazer isto sem ser com um empilhador a diesel? É este o pensamento de muitos no nosso setor. E em 2019 era este o nosso pensamento também”, relembra Roland Keul, Diretor de Logística na Gerolsteiner. Neste contexto, os responsáveis mostraram-se céticos aquando da verificação de fornecedores de empilhadores contrapesados elétricos de 8 toneladas. Tal como os seus homólogos a diesel, foram utilizados no armazém e no amplo depósito. “A principal tarefa do equipamento é o abastecimento e recolha do sistema de engarrafamento. Os empilhadores transportam as paletes completas com caixas de água mineral utilizando porta-paletes de 6 andares, levando-as da instalação para o armazém em bloco, ou diretamente para os camiões, e abastecem o engarrafamento com caixas de recipientes vazios. Tudo acontece de forma prática numa operação de três turnos, 24 horas por dia, de domingo à noite até sexta à noite”, explica Keul, referindo-se ao cenário de utilização inovador.
Um desempenho surpreendente na prática
Um dos candidatos que participou no teste da Gerolsteiner em 2019 era conhecido como Linde E80. E hoje, passados três anos? Este logótipo já brilha na parte lateral de 15 equipamentos, cujos motores entoam no armazém em blocos e no armazém da Gerolsteiner. Tendência: crescente. O que aconteceu entretanto? O diretor de Logística, Keul, conhece bem a história: “Após os primeiros três meses com o Linde E80 em fase de testes, perguntei ao operador que trabalhou com o equipamento durante o processamento de recipientes vazios se estava satisfeito. Respondeu-me o seguinte: “O que é que tenho de fazer para poder ficar com o empilhador?”. Pode adivinhar qual foi a minha reação, principalmente porque não esperávamos uma aceitação assim por parte dos operadores.”
As baterias de iões de lítio têm muitas vantagens
Os responsáveis continuaram a acompanhar o projeto de empilhadores elétricos em colaboração com o parceiro de rede responsável Linde MH, Jungbluth Fördertechnik, encomendaram dois equipamentos de teste Linde adicionais e realizaram testes de desempenho em condições reais: “Estes mostraram claramente que os empilhadores elétricos da Linde estão ao mesmo nível dos equipamentos a diesel no que respeita à capacidade de movimentação. Por isso, não tivemos quaisquer dúvidas.” O último teste permitiu-nos analisar a pergunta “chumbo-ácido ou iões de lítio?”. Keul realça que “com uma frota destas dimensões e um funcionamento sem interrupções, precisávamos de utilizar quase três baterias de chumbo-ácido por empilhador, e para tal, teríamos de ter um armazém de carregamento de baterias. Além disto, teríamos de lidar com os custos de manutenção extremamente elevados. Por isso, acabámos por optar unanimemente por iões de lítio da Linde Material Handling.”
A questão financeira também tem o seu peso
A frota a diesel transforma-se numa frota mais ecológica, iões de lítio o reabastecimento de combustível transforma-se num carregamento intermédio durante as pausas, e o armazém ruidoso passa a ser um local de trabalho silencioso onde é possível que todos se compreendam. O balanço atual do projeto de empilhadores elétricos na Gerolsteiner é notável (e audível). Por um lado, devido às vantagens ambientais dos empilhadores acionados eletricamente. Estes podem ser operados sem emissões de CO2 utilizando apenas energia primária gerada de forma sustentável (energia verde), mesmo na Gerolsteiner. Por outro lado, o balanço financeiro relativo às fontes de água mineral é, igualmente, extremamente positivo. Ulrich Rust, diretor técnico, afirma que “com os enormes aumentos dos preços do diesel, conduzimos (desde setembro de 2022) da forma mais barata de sempre, comparando com a combustão interna. No início, a equipa de Controlling esperava uma amortização de três anos, mas agora é de apenas um ano. Isto fala por si.”
O plano para a conversão mantém-se
Ralf Falkenberg, operador de empilhadores, fala em nome dos operadores da Gerolsteiner Logistics ao descrever as suas experiências: “Os equipamentos são igualmente potentes, robustos e superiores durante o trabalho. No entanto, é possível conduzir com maior sensibilidade e provocar, por exemplo, menos vidros partidos. No final do turno, sinto-me significativamente relaxado, uma vez que o Linde E80 é muito silencioso e quase não vibra. Na realidade, não quero conduzir mais nada.” Este desejo foi concretizado rapidamente pela equipa de logística. Até ao final de 2024, de acordo com o plano, toda a frota de equipamentos de 8 toneladas deverá ser atualizada para o Linde E80 de acordo com a Jungbluth Fördertechnik. “A mudança não apresenta problemas para ninguém, os empilhadores começam a trabalhar sem problemas, o carregamento é feito sem problemas, o balanço quanto às emissões de CO2 e aos custos é excelente – a adaptação perfeita”, conclui Roland Keul, visivelmente satisfeito. Às vezes, a questão da água mineral – ou melhor, a logística por detrás – não tem de ser uma ciência…
A emissão de ruído dos empilhadores elétricos é significativamente mais baixa do que nos empilhadores a diesel. Isto é uma maravilha para os ouvidos.
Ralf Falkenberg, Truck Operator na Gerolsteiner
Gerolsteiner Brunnen GmbH & Co. KG
Com um volume de vendas de 7,5 milhões de hectolitros (2021), a Gerolsteiner é a marca número um de água mineral na Alemanha. A sede da empresa e a nascente encontram-se na cidade com o mesmo nome, na zona ocidental de Vulkaneifel. Para a logística local, há muito que a empresa, que emprega cerca de 860 colaboradores, confia na tecnologia da Linde Material Handling. Desde 2019 que os Linde E80 com bateria de iões de lítio são utilizados para o abastecimento e recolha, bem como para a logística de caixas vazias. Até ao final de 2024, a Gerolsteiner terá atualizado completamente toda a sua frota de empilhadores de 8 toneladas (um total de 35 equipamentos) de empilhadores a diesel para elétricos. Os equipamentos dispõem de porta-paletes de 6 andares e, em matéria de segurança, estão equipados com o Linde BlueSpot™ comprovado.