eMission ZERO: a Linde Material Handling opera uma infraestrutura de hidrogénio própria
Hidrogénio de fábricaO facto é que o hidrogénio é um elemento fixo do mix energético do futuro. A Linde Material Handling reconheceu esta evolução desde o início e fechou o círculo com um projeto pioneiro: desde maio de 2023 no recinto da fábrica de Aschaffenburg, produz-se hidrogénio a partir de energia verde certificada, que é depois disponibilizado como combustível para os equipamentos com células de combustível da própria fábrica. Com este cenário de aplicação, único na Alemanha, a Linde faz mais uma vez um trabalho pioneiro.
Com a infraestrutura de hidrogénio, a Linde Material Handling está a consolidar a sua liderança tecnológica e a gerar mais experiências valiosas das quais os nossos clientes beneficiarão diretamente.
Andreas Krinninger, Presidente da Direção da Linde Material Handling, membro da Direção do KION GROUP AG
Da produção ao reabastecimento: eis como funciona a infraestrutura de hidrogénio
- Eletricidade verde: para tornar a produção de hidrogénio completamente neutra para o clima, a Linde utiliza apenas eletricidade verde certificada, ou seja, eletricidade proveniente de fontes renováveis, como a energia eólica, solar ou hídrica.
- Eletrolisador: com a utilização da eletricidade verde, a água é decomposta nos seus elementos oxigénio (O2) e hidrogénio (H2) no eletrolisador. Depois disso, o elemento gasoso é arrefecido até chegar aos -40 °C.
- Compressor: para se poder reabastecer o hidrogénio mais tarde, é necessário comprimi-lo. Essa missão fica a cargo de um compressor, que o comprime de 30 para 450 bar.
- Armazenamento: a forma ideal de armazenar o hidrogénio é no estado comprimido. Este processo tem lugar num módulo de armazenamento especial pressurizado com duas secções que são alternadamente enchidas ou esvaziadas.
- Dispensador: é aqui que o hidrogénio é reabastecido nos empilhadores com células de combustível. Ao contrário dos equipamentos convencionais de combustão, além da própria válvula de distribuição, é necessário ligar um cabo de dados e uma mangueira para extração de água.
- Equipamento: nas células de combustível dos equipamentos de movimentação de cargas, o hidrogénio reage novamente com o oxigénio atmosférico para formar água, calor e eletricidade. Esta última é armazenada na bateria de iões de lítio e utilizada para acionar os motores elétricos instalados.
Impressões da festa de inauguração
Explicando sucintamente: eis o que acontece numa célula de combustível
A palavra-chave central no funcionamento de uma célula de combustível é “combustão a frio”: durante o processo eletroquímico, o oxigénio (O2) reage como agente oxidante com o próprio combustível hidrogénio (H2). Isto gera uma grande quantidade de energia, sob a forma de calor e eletricidade, que, por sua vez, é utilizada para alimentar os equipamentos. O único subproduto é a água (H2O), que é extraída da célula de combustível durante o processo de reabastecimento.
A Linde Material Handling produziu em série os equipamentos de movimentação de cargas com este conceito de acionamento logo em 2010. Foi o primeiro fabricante na Europa. Desde então, foram reunidas várias experiências valiosas em muitos projetos de clientes diferentes, o que também levou ao desenvolvimento do primeiro sistema híbrido de células de combustível da Linde. Apresentado pela primeira vez na feira de intralogística LogiMAT 2023, o sistema de células de combustível Linde HyPower 24V com 24 volts e 1,8 kW de potência será inicialmente utilizado nos preparadores de encomendas e tratores de reboque da Linde e, no futuro, também em porta-paletes e em stackers de dois níveis. Está neste momento a ser desenvolvido um sistema maior de células de combustível de 48 volts, desde maio de 2023.
Até 2030, pretendemos oferecer toda a nossa frota de empilhadores contrapesados de até 8 toneladas com acionamento de células de combustível.
Stefan Prokosch, Senior Vice President Brand Management, Linde Material Handling
Estes empilhadores de células de combustível operam na frota da fábrica da Linde
A Linde Material Handling substituiu um total de 21 empilhadores contrapesados com motor de combustão interna na frota da sua fábrica principal em Aschaffenburg por equipamentos de células de combustível amigos do ambiente: doze Linde E50 com uma capacidade de carga de cinco toneladas e nove Linde E35 com uma capacidade de carga de 3,5 toneladas.
Em termos de segurança: tudo na zona verde
A Linde utiliza várias das suas próprias soluções para a conceção relacionada com a segurança da sua infraestrutura de hidrogénio. Assim, o módulo de controlo de acesso da solução de gestão de frotas Linde connect garante que as operações de reabastecimento só são efetuadas por pessoal com formação. Para tal, os colaboradores têm de se autenticar no dispensador com um chip RFID. O software compara as autorizações necessárias em segundo plano. O sistema de segurança Linde Safety Guard tem estado a ser utilizado para evitar colisões entre equipamentos e infraestruturas. O dispensador está equipado com uma Static Unit para este fim, que comunica com o seu complemento, o Truck Unit, nos empilhadores através de uma tecnologia de banda ultralarga altamente fiável. Se um equipamento se aproximar do sistema, o Linde Safety Guard reduz automaticamente a velocidade máxima. Instalada diretamente no sistema de células de combustível, outro Truck Unit informa o sistema de reabastecimento sobre o sistema de células de combustível do equipamento em causa.
Não deixamos nada ao acaso em termos de capacidade de desempenho e operação. Naturalmente, o sistema e os seus vários subsistemas também são objeto de manutenção regular. Para o efeito, trabalhamos em conjunto com um prestador de serviços regional.
Franz Huber, gestor de projetos de Strategic Product Platforms CB-Energy
O hidrogénio também é uma opção para a minha frota?
Reabastecimento rápido, funcionamento sem emissões, movimentação segura: na prática da intralogística, os equipamentos de movimentação de cargas a hidrogénio oferecem uma série de vantagens convincentes. No entanto, a tecnologia não é uma solução única, uma vez que, tal como acontece com todos os outros sistemas energéticos, depende sempre das circunstâncias e dos requisitos de utilização individuais. Por isso, a Linde Material Handling desenvolveu uma oferta de consultoria abrangentes no domínio da energia .
Muito à frente no que toca ao hidrogénio: a Linde Material Handling como pioneira do setor
Desde o início do debate sobre a energia que o tema hidrogénio tem vindo a ganhar força no debate público. Contudo, isto já era literalmente verdade para os empilhadores Linde na viragem do milénio. Em conjunto com a Siemens/KWU, a Linde apresentou um primeiro protótipo de empilhador totalmente operacional com um acionamento de células de combustível no ano 2000. Dez anos mais tarde, o especialista em fluxo de mercadorias de Aschaffenburg colocou os dispositivos de células de combustível na produção em série. Entretanto, as empresas dos clientes podem escolher este sistema de energia como uma solução específica para cerca de 80% das séries da Linde. Por exemplo, a solução está disponível para empilhadores contrapesados, tratores de reboque e stackers. Para mais informações sobre as potenciais áreas de aplicação destes equipamentos e testemunhos de clientes, consultar esta página.
Factos, números e dados sobre a infraestrutura de hidrogénio
- 100 kg de hidrogénio: o eletrolisador do sistema da Linde pode produzir cerca de 100 kg de hidrogénio em 24 horas. No entanto, para que a infraestrutura funcione com a máxima eficiência, o volume diário de produção é limitado a cerca de 52 kg.
- 21 equipamentos: a infraestrutura de hidrogénio fornece energia limpa a 21 equipamentos com células de combustível da frota da fábrica da Linde.
- 100% de eletricidade verde certificada: a eletricidade necessária para produzir o hidrogénio provém 100% de fontes renováveis, como a energia eólica, solar e hídrica.
- 213 toneladas de CO2: o projeto reduz as emissões anuais de CO2 da Linde em cerca de 213 toneladas.
- > 50 empresas: além da Linde, cerca de 50 outras empresas estiveram envolvidas na criação da infraestrutura de hidrogénio.
- 2,8 milhões de euros: a Linde investiu um total de 2,8 milhões de euros no desenvolvimento da infraestrutura de hidrogénio.