Teste de resistência Xi20 P da Linde na Klingele Paper & Packaging
Elevado desempenho, embalagem inteligenteO leve pode ser bastante pesado: a equipa de logística da Klingele Paper & Packaging subscreve imediatamente esta declaração. Porque na fábrica de cartão canelado de Delmenhorst, o produto leve é um desafio diário para a equipa e para os empilhadores. Bem no centro: o novo Xi20 P da Linde com bateria de iões de lítio totalmente integrada.
Cartão canelado ou não – o que acontece na fábrica de cartão canelado da Klingele Paper & Packaging em Delmenhorst em termos de fluxo de mercadorias é tudo menos fácil. “Num turno de oito horas, o nosso pessoal do armazém de produtos acabados passa, por vezes, sete horas e meia no empilhador”, afirma Nicolai Leese, Logistics Manager, dando uma ideia do exigente negócio. Desde 1955, a empresa produz no local, entre outros, caixas de cartão canelado, que são posteriormente utilizadas como embalagens para fábricas de laticínios e de alimentos para animais, por exemplo. A procura do produto de embalagem é tão elevada que, em 24 horas, é necessário deslocar 1500 paletes e carregar 60 a 80 camiões com mercadorias. Por isso, é ainda mais oportuno que a empresa esteja a testar, desde meados de 2024, um profissional de desempenho completamente novo: o Xi20 P elétrico da Linde.
Não há espaço para compromissos no que respeita aos equipamentos: precisamos de velocidade, manobrabilidade, força e resistência.
Nicolai Leese, Logistics Manager, Klingele Paper & Packaging, Delmenhorst
O princípio de armazenamento caótico exige o máximo desempenho constantemente
Vamos explorar a história um pouco mais: no armazém de saída da Klingele, a equipa de logística tem duas funções centrais. “Por um lado, trata-se de uma produção contínua. Há sempre um operador por turno, e chamamos outros consoante o volume de trabalho. Os outros colegas ocupam-se da preparação de encomendas. As tarefas de transporte são atribuídas através de terminais RFID nos empilhadores”, explica Nicolai Leese, Logistics Manager. O armazenamento é organizado de acordo com o princípio caótico. “No nosso setor, é frequente encontrar armazéns automatizados de estanterias altas”, afirma Patrick Ginter, General Manager, e acrescenta: “No entanto, um sistema de armazéns em bloco caótico apoiado por RFID pode oferecer-nos uma flexibilidade significativamente maior, desde que possamos contar com empilhadores potentes, fiáveis e, acima de tudo, disponíveis.”
Os empilhadores elétricos com tecnologia Li-ION são, há muito tempo, a norma
Enquanto inicialmente ainda eram utilizados equipamentos de chumbo-ácido no armazém de produtos acabados de Delmenhorst, a empresa mudou agora completamente para os empilhadores de iões de lítio da Linde Material Handling. “No passado, era necessário manter três baterias de chumbo-ácido para cada empilhador: uma para o transporte, uma para carregar e outra para arrefecer entretanto. Afastarmo-nos disso foi uma bênção para nós. Isto tem a ver com a disponibilidade, a qual podemos alcançar facilmente com o carregamento intermédio regular dos empilhadores de iões de lítio e o equipamento de reserva; mas também beneficiamos da potência constante e, graças a um manuseamento mais fácil, de uma vantagem em termos de segurança no trabalho. Em suma: os empilhadores de iões de lítio têm simplesmente um desempenho muito melhor”, explica Nicolai Leese, Logistics Manager.
Xi20 P da Linde: o que torna o empilhador elétrico tão especial?
A palavra-chave desempenho leva-nos de volta ao Xi20 P da Linde mencionado no início. “Em termos de design, temos aqui um conceito completamente novo de equipamento, que foi concebido para o máximo desempenho e funcionamento contínuo – tal como exigido pelo fluxo de mercadorias na Klingele”, afirma Stephan Pleus do parceiro da rede de apoio da Linde, Willenbrock Fördertechnik de Bremen. A principal razão para tal é uma combinação inteligente de bateria de iões de lítio, tecnologia de 90 V e motores de relutância síncrona recentemente desenvolvidos. Estes últimos possuem também um sistema inovador de gestão de calor para que os componentes de potência funcionem sempre à temperatura ideal, mesmo sob cargas extremas constantes.
Onde o desempenho se une à estabilidade e à manobrabilidade
O que soa bem no papel, na realidade é o que se sente após três meses de testes com o protótipo do Xi20 P da Linde: “O Xi da Linde tem muita potência durante a condução. As mudanças de direção são muito rápidas e também é rápido nas curvas”, explica o coordenador de turnos Walter Lazar. O colega de armazém Matthias Harms também atesta a excelente estabilidade do empilhador: “Por vezes, conduzimos até aqui com três paletes nos garfos. No entanto, o Xi da Linde mantém-se sempre estável; o operador sente-se absolutamente seguro.” Este equilíbrio entre estabilidade e manobrabilidade é conseguido, entre outras coisas, pelo eixo de direção combinado da Linde. Graças a isto, o Xi20 P da Linde, que está a ser testado na Klingele na versão de 4 rodas, oferece quase a mesma manobrabilidade que a versão de 3 rodas com eixo de prato giratório, que também está disponível.
O Xi20 P da Linde tem uma condução semelhante à de um kart, mas com garfos.
Walter Lazar, coordenador de turnos, Klingele Paper & Packaging, Delmenhorst
O Xi20 P da Linde também está na sua própria classe no que diz respeito ao espaço e ao conforto
O Xi20 P da Linde também marcou pontos com a equipa da Klingele pelo seu elevado desempenho de elevação e abaixamento, que está 20% acima da média da indústria. Ao contrário dos empilhadores elétricos convencionais, a bateria dos modelos Xi da Linde está integrada no equipamento. Uma vez que o habitual suporte da bateria já não é necessário, o degrau de acesso (agora maior) pode ser posicionado mais abaixo e o posto de trabalho do operador pode ser reorganizado.
O operador de armazém Thomas Lüssen, com uns impressionantes 2,04 metros de altura, relata: “Tenho muito mais espaço livre para a cabeça do que no meu anterior empilhador. O espaço para as pernas também se tornou maior, embora o próprio equipamento seja agora mais compacto. Acho que é ótimo!” A experiência de condução com pouca vibração também merece muitos elogios. Isto graças aos rolamentos de anel de elastómero especiais, para além do banco do posto de condução com suspensão pneumática, que separam o mastro, o eixo de acionamento e o eixo de direção do chassis.
O chão do nosso pavilhão é bastante recente, mas há algumas irregularidades pelo caminho. Para o Xi20 P da Linde é igual. Supera mesmo tudo.
Thomas Lüssen, operador de armazém, Klingele Paper & Packaging, Delmenhorst
Conclusão: o Xi20 P da Linde cumpre à risca os requisitos do cliente
Uma equipa satisfeita, um desempenho de gestão impressionante, disponibilidade elevada: tendo em conta este resultado provisório, não é de admirar que os responsáveis da Klingele considerem o protótipo do Xi20 P da Linde totalmente adequado para a indústria.
Patrick Ginter, General Manager, faz o ponto da situação: “Já estamos convencidos da tecnologia Li-ION devido à sua potência, manuseamento e sustentabilidade. Com os modelos Xi, a Linde Material Handling apresentou agora um conceito de equipamento que é verdadeiramente adequado às nossas necessidades específicas – acima de tudo velocidade e funcionamento contínuo.”
Klingele Paper & Packaging
A Klingele Paper & Packaging é uma das maiores empresas fabricantes de tubos de cartão canelado e de embalagens de cartão canelado na Alemanha. A partir da sua fábrica de Delmenhorst, a empresa fornece aos clientes do norte da Alemanha, da Dinamarca e dos Países Baixos caixas de cartão canelado de alta qualidade, embalagens de cartão compacto e caixas dobráveis pré-coladas numa vasta gama de tamanhos. São utilizados vários equipamentos de movimentação de cargas da Linde Material Handling para os processos internos de fluxo de mercadorias no local, incluindo sete E20 da Linde com baterias de iões de lítio. Para um controlo ideal e uniforme das correntes de carga sem picos de carga, a empresa conta também com o connect:charger da Linde. A assistência e conservação da frota estão nas mãos do parceiro de rede da Linde, Willenbrock Fördertechnik, de Bremen.