Sika Germany
Novo conceito de intralogística para processos melhoresProcessos precisos de fluxo de material numa frota de empilhadores e equipamentos de armazém altamente padronizados: A Sika Deutschland GmbH, filial do grupo suíço de atuação global, um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de produtos químicos de construção e adesivos industriais e selantes, consegue isso com um conceito global de logística que se baseia na padronização, apesar das soluções específicas para o cliente, concentra-se numa marca de empilhadores e aluga os equipamentos com pacote de assistência completa.
A Sika Deutschland é uma das empresas em que a economia eficiente e sustentável tem elevada prioridade. Contudo, a otimização da logística interna também está firmemente ancorada na filosofia da empresa. Um exemplo é a filial de produção de Bad Urach à beira dos Alpes Suábios. Aqui, as matérias-primas, em grande parte baseadas na natureza, são entregues em enormes recipientes ou barris e processadas o mais rápido possível devido aos elevados requisitos de espaço. O que sai da produção é levado diretamente para o nosso armazém central em Stuttgart-Weilimsdorf, onde é preparado, diz Michael Rath, Diretor de fábrica na filial Bad Urach. Um armazém para produtos acabados não existe em Bad Urach. Em média, sete camiões param nas rampas de carregamento por dia e, no pátio, são carregados equipamentos adicionais.
Em Bad Urach, são acima de tudo os espaços apertados que constantemente preocupam os responsáveis pela logística. Corredores estreitos e pouco espaço para manobras de viragem estão em todo o lado. Além disso, existem capacidades limitadas de suporte do teto, bem como baixas alturas de teto e passagem. A produção sob o telhado do edifício histórico do século XIX está dividida em duas grandes áreas de produtos: por um lado, colas e selantes de um ou dois componentes para várias aplicações industriais, como vias reservadas, turbinas eólicas, vedantes de janelas ou recipientes refrigerados e, por outro lado, resinas de alto desempenho, pratos e pastas para modelagem e moldagem de automóveis, iates ou aeronaves. Outra caraterística especial da filial de Bad Urach é a localização no coração de uma estância de saúde. “Devido à proximidade do centro da cidade, renunciamos completamente ao uso de empilhadores com motor de combustão interna”, afirma Rath. “Atendemos aos elevados requisitos ambientais com processos seguros e monitorização completa.”
“Para atender às suas necessidades de eletricidade, a empresa já está a usar a energia hidroelétrica do rio que flui através da área da fábrica.” “No futuro, queremos expandir essa percentagem para cerca de 40 a 45%”, explica o Diretor da fábrica. Outro desafio é a ampla gama de artigos. “Temos que responder a isso, bem como à flutuação dos volumes de produção, com uma flexibilidade correspondente dos nossos processos”, diz Rath. Certas áreas de produção também estão sujeitas à zona de proteção contra explosões 1/21. Na operação normal, ocasionalmente podem formar-se aí misturas de ar e gases combustíveis, vapores ou névoas ou pó combustível, contidos no ar. Por esta razão, os equipamentos de movimentação de cargas que aí são utilizados exigem um certificado de exame de tipo CE para todos os componentes relevantes para a segurança.
Nova estratégia de compras
Há cerca de quatro anos, a empresa sediada em Stuttgart decidiu desenvolver um conceito geral de intralogística. “Com isso, queríamos garantir que os investimentos em equipamentos de movimentação de cargas e software de frotas se concentrassem mais na eficiência dos nossos processos de produção”, diz Attila Böhm, Gestor de frota da Sika Deutschland GmbH. Em estreita cooperação com diretores de fábrica e gestores de fluxo de materiais das sete fábricas de produção na Alemanha, o Gestor da frota definiu três requisitos essenciais para a nova estratégia de aquisição no final da fase de conceito. A primeira decisão foi: afastar-se do conceito de propriedade rumo ao aluguer com pacote de assistência completa. Böhm fundamenta:
Um contrato de aluguer cria responsabilidades claras e temos sempre a mais recente tecnologia em utilização.
A segunda decisão, de se comprometer com uma marca de empilhadores - se possível até mesmo em todas as filiais - está estreitamente relacionada com a primeira. “Se possível, deve haver apenas uma pessoa de contacto para todos os tópicos relacionados com os nossos equipamentos de movimentação de cargas. Primeiro, isso tem a vantagem de que os mesmos técnicos de serviço estão sempre no local e conhecem-se na perfeição. Em segundo lugar, todos os equipamentos seguem o mesmo conceito operacional, ninguém precisa de pensar de maneira diferente. Isto aumenta a produtividade e a segurança na empresa. Em terceiro lugar, pretendemos garantir as melhores condições possíveis ao concluir um contrato-quadro”, diz Böhm. No entanto, ele admite que esta estratégia estaria fora de questão para outras empresas, como a indústria automóvel. Porque aí ainda se percorre o caminho até agora percorrido na Sika Deutschland, de colocar a cooperação numa ampla base e trabalhar em conjunto com vários fabricantes de equipamentos de movimentação de cargas. “Nós escolhemos deliberadamente a outra opção, para otimizar os nossos processos”, explica Böhm. A terceira parte da nova estratégia de aquisição visava reduzir a variedade de modelos. “Em vez de equipamentos com capacidades de carga diferentes, por exemplo, agora temos em utilização apenas o modelo maior em cada caso e estes são flexíveis.”
Elevados desafios na logística
De acordo com o Diretor da fábrica, Michael Rath, o facto de a decisão ter sido feita pela Linde Material Handling na qualidade de fornecedor geral deve-se tanto à estreita rede de serviços dos parceiros de vendas da Linde, sob liderança da Schöler Fördertechnik, quanto ao fácil manuseamento dos equipamentos Linde.
“Para nós ficou claro que temos de envolver os nossos colaboradores no processo de seleção. No entanto, não são os pressentimentos ou hábitos preferidos que devem constituir a base da decisão, mas sim critérios objetivos e factos. Por isso, fizemos, por exemplo, com que os nossos operadores de empilhadores preenchessem folhas de avaliação e submetemos os equipamentos de vários fabricantes a testes comparativos intensivos”, diz Rath descrevendo o procedimento.
O resultado no final foi claro: as fábricas optaram maioritariamente pela Linde.
Enquanto isso, a frota foi renovada passo a passo. O último equipamento até à data é um empilhador com proteção contra explosão, com base de roda curta e acessório especial para agarrar e inclinar barris abertos ou fechados. Se este chamado “virador de barris” para a área com proteção contra explosão for entregue em algumas semanas, o projeto terá chegado a uma conclusão temporária.
“Apesar da economia de seis equipamentos, conseguimos inúmeras otimizações nos fluxos de trabalho da nossa logística de fábrica”, resume o Diretor da fábrica, Rath. Por último, mas não menos importante, isso deveu-se ao aumento significativo da anterior gama de equipamentos e variantes de instalação, bem como soluções específicas para o cliente. Cerca de dois terços do total de 30 empilhadores e equipamentos de armazém utilizados na fábrica são adaptados às condições especiais.
Por exemplo, alguns empilhadores foram equipados com garfos extralongos para o transporte de inúmeros suportes de mercadorias e recipientes de grandes dimensões. Outra inovação de planeamento do fluxo de material, que foi introduzida desde 2013 com a substituição da frota de equipamentos de movimentação de cargas, é que os barris, recipientes e paletes são pesados na mesma etapa de trabalho e transportados para o respetivo local de destino.
A melhoria contínua dos nossos processos é muito importante para nós.
Michael Rath, Diretor da fábrica da Sika em Bad Urach
A manutenção preventiva está no centro das atenções
Haverá um grande potencial com o próximo “Go-Live” da solução de gestão de frotas da Linde, “connect:”. “Já criámos os requisitos técnicos do sistema na fábrica”, diz o Diretor da fábrica Rath. Em particular, funcionalidades como controlo de acesso, sensores de choque e análises da utilização prometem aos gestores de fluxo de materiais uma otimização adicional dos processos e mais segurança durante a operação.
A transferência de dados do empilhador para a rede da empresa ocorre através da W-LAN. “No futuro, gostaríamos também de usar esta rede de dados para uma manutenção preventiva”, diz o Gestor da frota, Böhm. “Idealmente, o equipamento envia mensagens de erro diretamente ao nosso parceiro de serviço. Quando o técnico de serviço da Schöler vem à fábrica, ele já tem a peça de reposição certa com ele.” Isso faria com que a fábrica em Bad Urach fosse mais uma vez o local piloto para uma inovadora solução de melhoria do processo.
Sobre a Sika Deutschland GmbH
Como filial da Sika AG, a empresa global Sika AG, Baar/Suíça, a Sika Deutschland GmbH, com mais de 1.100 funcionários e vendas anuais de cerca de 545 milhões de euros, é um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de produtos químicos para construção e selantes e colas industriais. Para a cola Sikaflex Ultra-High Modulus, que é fabricada na filial de Bad Urach, a Sika recebeu o prémio Premier Automotive Suppliers’ Contribution to Excellence (PACE) Award 2015. A cola de cura rápida é usada, nomeadamente, no BMW i3 e i8 para colar o módulo Life, o compartimento de passageiros feito de plástico reforçado com fibra de carbono e o módulo Drive, o chassis em alumínio.