A Oechsler automatiza os processos apesar das condições difíceis
Automação pensada de forma diferente
Caminhos longos, locais estreitos, rampas íngremes e, pelo meio, uma coexistência movimentada de pessoas e equipamentos: na fábrica principal em Ansbach da Oechsler AG, especialista alemã em plásticos, três L-MATIC HD da Linde garantem um fluxo de mercadorias consistentemente eficiente 24 horas por dia.
É certo que, à primeira vista, os três L-MATIC HD da Linde na Oechsler AG, denominados Asterix, Obelix e Idefix, têm pouco em comum com os seus homónimos gauleses. Mas o nome não é assim tão rebuscado. Por um lado, o trio indomável da banda desenhada mundialmente famosa, que torna possível o aparentemente impossível. Por outro, os três stackers autónomos num cenário altamente desafiante que impõe muito respeito até mesmo aos profissionais de logística experientes. “Percursos largos e bem definidos, trajetos nivelados sem obstáculos, um ambiente estático: não temos nenhum destes luxos aqui”, resume Sebastian Hornung, Head of Logistics em Ansbach.

Um ambiente de sonho para veículos de orientação automática tem um aspeto diferente.
Sebastian Hornung, Head of Logistics em Ansbach, Oechsler AG

Um workshop traz o ponto de viragem
Apesar deste ponto de partida pouco otimizado, o fabricante líder mundial de peças e componentes moldados por injeção de plástico já há algum tempo que andava a pensar em automatizar determinados processos de fluxo de mercadorias. “Por um lado, queríamos aumentar a produtividade, mas, ao mesmo tempo, queríamos atenuar a atual escassez de mão de obra qualificada”, recorda o Chief Operating Officer Christoph Faßhauer. Por isso, o departamento de logística procurou um contacto direto com o parceiro de rede da Linde MH, Ernst Müller Fördertechnik, que, como primeiro passo, deu início a um workshop de vários dias no local.

“A concorrência é extremamente intensa na sede da Oechsler em Ansbach. Por isso, temos de explorar todo o potencial de otimização, sendo que um deles é a automatização dos nossos processos de logística.”
Christoph Faßhauer, Chief Operating Officer, Oechsler AG
Em foco: o panorama geral e os pequenos detalhes
Thomas Eußner, consultor de intralogística da Ernst Müller, recorda: “Era muito importante para nós adotar uma abordagem absolutamente aberta e incluir na Oechsler não só a logística, mas também outras áreas, como a produção e o envio. Porque só quando se tem uma imagem universal dos processos e das necessidades da empresa do cliente é que é possível criar soluções adequadas.” Na Oechsler, acabou por ser a implementação de três L-MATIC HD da Linde, que deveriam ser utilizados para a disponibilização de material na produção, assim como para a eliminação de mercadorias acabadas embaladas e para o transporte a jusante.
Nem mesmo uma rampa tem de ser um obstáculo
O que parece tão simples na descrição foi tudo menos um exercício simples na prática. Por exemplo, alguns dos corredores no ambiente de produção e de armazém são extremamente estreitos, com esquinas e cruzamentos com pouca visibilidade “à espreita” por todo o lado. Num ponto crítico, há mesmo uma rampa com uma inclinação de 4% que é necessário ultrapassar. “A pergunta era: O que podemos fazer para evitar que os equipamentos fiquem aqui?”, explica o especialista em intralogística Thomas Eußner do parceiro de rede da Linde MH. O L-MATIC HD da Linde, com a sua elevação inicial integrada, forneceu a resposta. A função é ativada automaticamente na passagem e proporciona uma distância em relação ao solo adicional para que seja possível ultrapassar a rampa sem danos.
Até é possível haver um encontro de tráfego
Tendo em conta o espaço limitado disponível, os campos de sensores adaptados nos equipamentos, os para-choques laterais especiais e os espelhos de segurança de 360 graus garantem processos seguros. “Se um equipamento automatizado se aproximar desse ponto, os LED vermelhos acendem e alertam os nossos colaboradores quanto aos equipamentos que se aproximam”, explica Sebastian Hornung, chefe de logística da Oechsler. Graças à gestão inteligente do tráfego, o L-MATIC HD da Linde pode mesmo ser utilizado quando há um encontro de tráfego em determinados locais.
Uma estanteria de transferência completa o pacote de eficiência
Ainda há um desafio: a produção na Oechsler funciona em três turnos, mas a logística funciona em dois. O armazenamento das mercadorias produzidas durante a noite não teria sido possível nas superfícies do piso. Foi assim que surgiu a ideia de uma estanteria de transferência. Graças à capacidade que o L-MATIC HD da Linde tem para armazenar mercadorias a uma altura de até quatro metros, foi possível construir uma versão de dois andares. Os equipamentos utilizam a sua tecnologia de sensores para reconhecer quais das vias 2x2 estão atualmente ocupadas e colocam a mercadoria pronta nos espaços livres. “Isto significa que podemos armazenar o dobro das paletes no mesmo espaço e assegurar um fluxo contínuo da produção”, afirma Sebastian Hornung com satisfação.
Os ajudantes automáticos fazem bons progressos
Satisfação é também a palavra-chave em Ansbach no que diz respeito ao desempenho dos ajudantes de armazém automotores. No caderno de encargos, os responsáveis especificaram um total de 22 viagens por hora para o conjunto de três equipamentos, um valor que foi facilmente mantido em plena operação. “Ainda há um potencial de crescimento, mas este é o melhor ajuste para os nossos processos neste momento”, diz Sebastian Hornung. Resumindo, os três L-MATIC HD da Linde percorrem agora uma distância impressionante de cerca de 85 quilómetros todos os dias e, graças à navegação por contorno, orientam-se automaticamente sem terem de recorrer a carris de guiamento. “Uma grande vantagem que distingue claramente a oferta da Linde das soluções de outros concorrentes do mercado”, sublinha Hornung.
Um modelo para outras localizações?
“Por esta altura, toda a gente sabe: os equipamentos são parte integrante, facilitam o trabalho em todos os níveis e beneficiam toda a equipa”, resume Sebastian Hornung e acrescenta: “Podemos continuar assim!” Por exemplo, com a automação dos processos logísticos em Weißenburg, na Baviera? Talvez a próxima história de sucesso já esteja lá à espera…

Oechsler AG
Fundada em 1864, a Oechsler AG é atualmente uma das empresas líderes mundiais em tecnologia de plásticos e emprega cerca de 3000 pessoas em todo o mundo. O especialista em polímeros fornece os seus produtos a inúmeros clientes de renome na indústria automóvel, no setor da saúde, na indústria dos artigos desportivos e dos bens de consumo, assim como a outras empresas tecnológicas. Na sede em Ansbach, perto de Nuremberga, na Francónia, há muito que se utilizam as soluções de intralogística da Linde Material Handling, incluindo os três L-MATIC HD da Linde e diversos empilhadores de garfo frontal, Empilhador retrátil e Porta-paletes. O parceiro alemão de rede da Linde MH, Ernst Müller Fördertechnik, trata da assistência técnica e do acompanhamento.