Gusto AG
Mudança de turno harmoniosa para produtos frescosTestemunho de cliente: Baterias de iões de lítio para o comércio grossista
De manhã bem cedo, às 6 horas, muitas padarias oferecem já pães acabados de cozer. Para que isso aconteça, muitas vezes, os ingredientes têm de ser entregues ainda de noite. Estão encarregues disto grossistas como a Gusto AG de Hohenpolding, junto a Munique. Para a logística por detrás disto foram recentemente aplicados dispositivos para picking da Linde com baterias de iões de lítio. A tecnologia promete muitas vantagens em relação às baterias de chumbo-ácido convencionais. Tempo para um balanço intercalar.
A operação em dois turnos requer o empenho total de pessoas e máquinas. No armazém de estanterias altas e no armazém frigorífico são utilizados há anos equipamentos de movimentação de cargas da Linde: dois empilhadores retráteis, sete dispositivos para picking e numerosos porta-paletes. Aqui, principalmente nos períodos de picos – tradicionalmente os meses de verão, no caso dos gelados – ocorriam repetidamente pontos de estrangulamento nas mudanças de turno. Devido ao trabalho de carregamento intensivo, ao fim do dia, as baterias de chumbo-ácido dos dispositivos para picking estavam gastas. Não havendo tempo para um carregamento completo das baterias, que duraria cerca de oito horas, o pessoal do armazém era muitas vezes obrigado a realizar breves carregamentos nas pausas e pouco antes da mudança de turno. Uma sobrecarga prejudicial para as baterias de chumbo-ácido convencionais, que conduzia a um desgaste precoce das baterias.
Densidade energética duplicada
Embora as baterias de iões de lítio já sejam utilizadas em equipamentos eletrónicos de pequenas dimensões há décadas, a tecnologia apenas ficou disponível também para equipamentos pesados, como equipamentos de movimentação de cargas, há alguns anos. As baterias utilizadas pela Linde contêm fosfato férrico de lítio e uma percentagem muito reduzida de níquel-cádmio, para aumentar o desempenho. As baterias apresentam uma densidade energética duplicada, ou seja, proporcionam um maior rendimento com o mesmo tamanho, e têm simultaneamente o dobro da vida útil das baterias convencionais. A isto somam-se o carregamento rápido e o funcionamento isento de manutenção. Estas vantagens desempenham um papel importante na Gusto AG, bem como, de forma geral, em qualquer operação logística por turnos, no que respeita à segurança e eficiência do fluxo de trabalho.
“Cerca de uma a duas horas, e as baterias estão novamente carregadas”, afirma Christian Barkschat, Diretor de Frota na Gusto AG. “Além disso, agora podemos também ligar os dispositivos para picking à corrente na pausa para o almoço, descansados. Dantes, as cargas intermédias diminuíam muito rapidamente a capacidade. Quando os equipamentos eram ainda utilizados no entreposto frigorífico, esta descia rapidamente.” A nova bateria aguenta agora cerca de 2500 carregamentos, sem problemas. “O que aprecio em particular é o facto de, nos equipamentos com bateria de iões de lítio, os colaboradores já não terem de manusear água destilada, como acontece no carregamento das baterias de chumbo-ácido. No passado, o enchimento era, de vez em quando, esquecido. O que, no pior dos casos, destrói as baterias”, prossegue Barkschat.
As vantagens em pormenor
Em pormenor, as baterias de iões de lítio têm ainda mais vantagens. Assim, é possível uma carga final residual de até 2%, enquanto que, nas baterias convencionais, o limite recomendado é de 20%. Desta forma, em caso de dúvida, os equipamentos podem ser utilizados por muito mais tempo, de modo a encontrar um momento para o carregamento ideal para o fluxo de trabalho. Além disso, a temperatura ambiente não exerce uma influência significativa sobre a capacidade nominal, reunindo-se as condições ideais para a utilização em entrepostos frigoríficos.
Satisfeito com as baterias de iões de lítio
Max Utz está muito satisfeito com a aquisição: “Os equipamentos deram provas do seu valor na utilização. Sobretudo, deixam de ser necessários muitos dos trabalhos de manutenção, por vezes perigosos, e é também desnecessário um espaço destinado ao carregamento das baterias. Com a maior eficiência, poupamos ainda custos energéticos.”
O Senhor Utz prefere utilizar a energia para a sua não totalmente secreta paixão. Assim, na sede da empresa em Hohenpolding, opera a sua própria empresa de torrefação de café e organiza cursos de barista para gastrónomos. A receita para o sucesso da sua empresa: “Para uma operação sem problemas é preciso, para além de bom pessoal e a tecnologia certa, também um bom café.”