O Xi20 PH da Linde demonstra o seu valor em Ostendorf
Os empilhadores a diesel já tiveram os seus dias?Os tubos têm literalmente tudo. Isto aplica-se não só aos seus tipos de utilização, mas também à sua produção. E na Gebr. Ostendorf GmbH, em Vechta, isto funciona praticamente 24 horas por dia. É por isso que a empresa confia há anos em empilhadores a diesel robustos para utilização em áreas exteriores. Será que o novo empilhador elétrico Xi20 PH da Linde consegue igualar este elevado nível de desempenho?
Passam por paredes, compartimentos de caves, debaixo de jardins ou ruas. Embora o seu trabalho seja absolutamente indispensável, eles próprios permanecem normalmente invisíveis – a menos que se vá a Vechta, na Baixa Saxónia: No armazém exterior da Gebr. Ostendorf Kunststoffe GmbH estão empilhados a metros de altura tubos de todos os tamanhos, que a empresa fornece ao comércio de materiais sanitários e de construção.
“O nosso negócio tem vindo a crescer há anos e agora fazemos entregas em países tão distantes como a Índia”, afirma Uwe Fröhle, Gestor de operações técnicas. “Para o conseguir, as máquinas das nossas três fábricas aqui no local funcionam 24 horas por dia e até fazemos dois turnos de doze horas aos sábados e domingos”, continua Fröhle. Logicamente, esta produção contínua exige muito da remoção do resultado da produção e da logística de carregamento.
Utilização exigente no exterior: um impedimento para empilhadores elétricos?
Tubos aqui, tubos ali: Na Ostendorf, isto não se aplica apenas ao armazém e ao cais de mercadorias. Se olharmos para os empilhadores contrapesados utilizados no exterior, também vemos tubos. Mais precisamente, tubos de escape.
Marco Schillmöller, colega de Fröhle: “Só conduzimos modelos H20 D da Linde a diesel em áreas exteriores. O nosso pessoal utiliza-os para recolher as mercadorias no portão da fábrica e levá-las para o armazém e para o cais de mercadorias. Há uma longa inclinação no caminho, por isso é preciso potência e tração.” A equipa de logística da Ostendorf despacha até 80 camiões por dia, o que significa que cada equipamento acumula umas boas 3500 horas de serviço por ano. Um cenário extremamente exigente – perfeito para um novo líder no segmento dos empilhadores. Mas um que não tenha um tubo de escape.
O Xi da Linde foi concebido para um desempenho perfeito
“Naturalmente, conhecemos muito bem os requisitos da Ostendorf graças aos nossos muitos anos de colaboração. Assim, apresentámos o novo empilhador elétrico Xi da Linde ao cliente e iniciámos um longo teste”, explica Kai-Gerrit Fabel, do parceiro da rede de apoio Willenbrock Fördertechnik, de Bremen. A particularidade do equipamento, que está a ser testado em protótipo em Vechta desde o final de maio de 2024 na versão de 2,0 toneladas: pela primeira vez, tem uma bateria de iões de lítio totalmente integrada que, juntamente com a potente tecnologia de 90 V e os motores de relutância síncrona recentemente desenvolvidos, garante um desempenho excecional.
O novo empilhador elétrico convence inclusivamente os profissionais experientes do diesel
Recolher a carga, pousar a carga, subir a rampa, descer a rampa, carregar o camião, descarregar o material e começar tudo de novo, hora após hora, em todas as condições meteorológicas: é exatamente isso que Michael Heying está a fazer atualmente na Ostendorf com o Xi20 PH da Linde totalmente elétrico. O especialista em logística de armazém é um especialista absoluto: “Conduzo empilhadores de motor de combustão há mais de 22 anos e tenho de admitir: o Xi da Linde é realmente um ótimo equipamento! Ao acelerar, a potência é imediata, tal como ao elevar e baixar. Funciona como um relógio.” De facto, a série Xi10 – 20 da Linde atinge velocidades de elevação e abaixamento até 20% acima da média do mercado. Ao mesmo tempo, confirma Michael Heying, o equipamento oferece um elevado nível de conforto graças ao degrau de acesso rebaixado e alargado. Isto é possível graças à integração da bateria e à eliminação associada do compartimento de bateria convencional.
Já sou um modelo antigo. Por isso, fico feliz quando o degrau de acesso é maior e muito mais baixo. É mais fácil entrar e sair de novo.
Michael Heying, operador de empilhadores e especialista em logística de armazéns, Gebr. Ostendorf Kunststoffe GmbH
O elevado desempenho cumpre os mais elevados padrões de ergonomia
No entanto, a integração da bateria proporciona ainda mais vantagens ergonómicas – por exemplo, em termos de espaço livre para a cabeça e para as pernas. Michael Heying: “Tem muito espaço e não se sente tão apertado. Também consigo ver tudo através das grandes janelas, o que facilita muito o carregamento do camião. Também vou para casa à noite sem a cabeça a latejar, porque o equipamento é muito silencioso e as vibrações são bem absorvidas.” Isto deve-se, em parte, ao conceito de amortecimento com rolamentos de anéis de elastómero, que agora desacopla o mastro e o eixo de acionamento um do outro, para além do eixo de direção e do chassis. Além disso, o Xi20 PH da Linde dispõe de um posto de condução com suspensão pneumática na Ostendorf. O sistema de ar condicionado de alto desempenho com aquecimento de 2500 W e arrefecimento de 3500 W completa o pacote ergonómico. O centro de gravidade baixo do equipamento garante uma elevada estabilidade anticapotamento graças ao eixo pendular da Linde.
Conclusão: este empilhador elétrico tem o que é preciso para substituir o diesel
Quando um empilhador elétrico substitui um motor de combustão, surge, mais cedo ou mais tarde, a questão da resistência. No entanto, o teste na Ostendorf mostrou até agora o seguinte: O Xi20 PH da Linde tem reservas de energia suficientes, mesmo durante o funcionamento intensivo sem paragens. O chefe de fábrica e coordenador de operações Marco Schillmöller: “Dependendo da carga de trabalho, ainda há até 25–30% de capacidade restante na bateria no final do turno, sem carregamento intermédio.” Ao mesmo tempo, acrescenta o Gestor de operações técnicas Uwe Fröhle, o conceito totalmente elétrico enquadra-se bem na estratégia de sustentabilidade da empresa: “Como fornecedor, pretendemos reduzir gradualmente a nossa pegada de carbono. Se um empilhador elétrico livre de emissões fizer o trabalho de um motor de combustão igualmente bem, a capacidade de movimentação for adequada e o nosso pessoal estiver extremamente satisfeito, consigo imaginar muito bem o Xi20 PH da Linde em serviço regular aqui.”
Gebr. Ostendorf Kunststoffe GmbH
Desde a fundação da empresa em 1973, a Gebr. Ostendorf Kunststoffe GmbH, com sede em Vechta, na Baixa Saxónia, tornou-se parceira global líder no comércio de materiais sanitários e de construção. Enquanto empresa fornecedora de uma gama completa, fornece atualmente os seus tubos e acessórios de alta qualidade a 50 países em todo o mundo. A produção tem lugar em três locais na Alemanha e em mais seis no estrangeiro. A especialista em plásticos confia a 100% na tecnologia de empilhadores e de automatização da Linde Material Handling para tratar dos seus processos intralogísticos. A frota de equipamentos das três fábricas de Vechta é composta por cerca de 80 equipamentos. O parceiro da rede de apoio Linde é a Willenbrock Fördertechnik em Bremen.