A Seifert confia no DMC como impulsionador da produtividade e da segurança

Aqui, mais alto significa mais rápido
Empilhador retrátil da Linde em operação na Seifert Logistics

Os produtos de um ilustre fabricante de ferramentas de jardinagem são armazenados a até 13 metros de altura no Seifert Logistics Group, no norte de Ulm (Alemanha). E, apesar da altura impressionante, além de a entrega nas estanterias com empilhadores retráteis ser extremamente rápida, também é extremamente segura. O principal responsável é o sistema de assistência Dynamic Mast Control (DMC) da Linde.

No vasto mundo da logística contratada, por vezes os mais pequenos detalhes fazem toda a diferença, mesmo que tenham apenas um milímetro. O Seifert Logistics Group tem uma relação muito especial com este milímetro. Há mais de três quartos de século que a empresa familiar de logística contratada de Ulm vive a filosofia de dar sempre um pouco mais às empresas dos clientes. Tendo em vista a sua localização no norte da cidade de Münster, inaugurada em 2022, o “milímetro de Seifert” agora pode ser medido em segundos. Mais precisamente, em cerca de 17. Graças à tecnologia da Linde, é possível poupá-los em cada processo de armazenamento e desarmazenamento no armazém de mercadorias.

Em Ulm, pensa-se e constrói-se em grande

Vamos recuar um pouco e analisar aquele que o próprio Seifert diz ser o projeto individual mais extenso da história da empresa: “Criámos cerca de 50 000 metros quadrados de área de armazenamento e cerca de 100 000 espaços para paletes no nosso novo complexo”, afirma Julian Seifert, diretor de padronização e digitalização, descrevendo as impressionantes dimensões do centro de logística multiutilizador. Por detrás das paredes do armazém, entre outros, a Seifert armazena produtos para um fabricante líder de ferramentas de jardinagem e encarrega-se de toda a gestão da cadeia de abastecimento do mesmo.

Julian Seifert, diretor de padronização e digitalização no Seifert Logistics Group
Queríamos aproveitar ao máximo o espaço do nosso novo centro de logística. É por isso que as nossas estanterias têm até 13 metros de altura.

Julian Seifert, diretor de padronização e digitalização no Seifert Logistics Group

Quando tudo prospera, o negócio prospera de forma muito especial

A empresa coloca exigências suficientemente elevadas aos equipamentos de movimentação de cargas que se encarregam do armazenamento e desarmazenamento das mercadorias em paletes: “Os empilhadores retráteis foram claramente a nossa primeira escolha. No entanto, é necessário garantir que o nosso pessoal pode trabalhar com a maior segurança possível, mas também da forma mais produtiva possível a estas alturas. Afinal, o setor das ferramentas de jardinagem por vezes tem de lidar com picos sazonais extremos”, diz Julian Seifert, resumindo a situação. Assim, antes da colocação em funcionamento do novo local, foram testados modelos de vários fornecedores, incluindo o Linde R20 com Dynamic Mast Control.

Empilhador retrátil da Linde em operação na Seifert Logistics, em Ulm
Que empilhador retrátil vencerá a corrida?

Quem entrar hoje nos “armazéns altos” da Seifert verá inúmeros equipamentos vermelhos a circular entre as estanterias imponentes e completamente cheias. Um total de 21 Linde R20 estendem os seus mastros de forma imponente até ao sexto nível de estanteria e manobram as paletes com segurança e rapidez de A para B. Alexander König, Key Account Manager do parceiro da rede da Linde MH, Schöler Fördertechnik, explica porque é que o equipamento de Aschaffenburg conquistou a equipa da Seifert: “O principal fator decisivo foi o Dynamic Mast Control. Uma comparação direta com os modelos da concorrência mostrou que a tecnologia da Linde oferece vantagens robustas a partir de uma altura de armazenamento de cerca de sete metros.”

A tecnologia inteligente faz uma diferença (percetível)

Por detrás do sistema da Linde está uma combinação de um acionamento de propulsão elétrico de alta precisão e uma sofisticada tecnologia de sensores e comando: uma unidade de controlador central recebe continuamente dados dos sensores sobre a oscilação do mastro, assim como informações sobre a altura de elevação e o peso da carga. Partindo desta base, os sinais de comando são transmitidos ao acionamento de propulsão elétrico, que compensa a deflexão e a oscilação do mastro com movimentos opostos direcionados. Marcel Hoffmann, operador de logística operacional, descreve esta situação em termos concretos: “Com os acionamentos de propulsão normais, é sempre necessário esperar até o mastro parar de oscilar. Não é o caso dos equipamentos da Linde: o armazenamento e desarmazenamento funcionam sem grandes oscilações. Deste modo, posso trabalhar de forma muito eficaz e muito mais descontraída com os mesmos.”

Produtividade e segurança: uma boa combinação

Em comparação com os Empilhadores retráteis com um acionamento de propulsão hidráulico clássico, a vantagem em termos de produtividade resultante é de cerca de 17 segundos por processo de carga. “Com o elevado número de equipamentos e processos, isto aumenta rapidamente”, confirma Alexander König, especialista da Schöler. A isto junta-se a segurança extra que o Linde Safety Guard proporciona. Por fim, todos os Linde R20 estão equipados com o inovador sistema de segurança, que localiza com precisão os operadores e os peões e os avisa uns dos outros. Julian Seifert faz o balanço: “A Linde MH convenceu-nos com as suas tecnologias, mas também em termos de Assistência técnica da Schöler. Se preferir: este é exatamente o milímetro extra com o qual nos comprometemos há mais de 75 anos.”


Graças ao DMC, os danos nas paletes ou nas mercadorias são praticamente inexistentes.

Julian Seifert, diretor de padronização e digitalização no Seifert Logistics Group

Dynamic Mast Control em operação

Seifert Logistics Group

Atualmente na sua terceira geração de gestão familiar, o Seifert Logistics Group é uma das 100 principais empresas de logística da Alemanha. Cerca de 4000 colaboradores em mais de 45 localizações ocupam-se de várias áreas de negócio fundamentais: além da logística contratada tradicional, a Seifert também está ativa no transporte, limpeza de silos e tanques, assim como no segmento de serviços de valor acrescentado específicos do setor. Em 2022, a empresa abriu o seu novo centro de logística multiutilizador no norte de Ulm, onde a Seifert utiliza um total de 53 equipamentos de movimentação de cargas da Linde MH, incluindo 21 Empilhador retrátil do tipo Linde R20 com Dynamic Mast Control. A segurança adicional no fluxo interno de mercadorias é assegurada pelo sistema Linde Safety Guard. O parceiro de rede local da Linde MH, Schöler Fördertechnik, é responsável pela assistência e manutenção da frota de equipamentos.