Modelos Xi da Linde durante o teste
A nova classe superiorO jornalista e especialista em empilhadores Theo Egberts testou os novos empilhadores contrapesados elétricos Xi16 e Xi20 P da Linde Material Handling. O seu veredito: os modelos impressionam em todos os aspetos, com um desempenho excecional e um conforto de condução sem precedentes na gama de capacidades de carga de 1 a 2 toneladas. Isto eleva a fasquia a um novo nível.
Exoneração de responsabilidade: todas as imagens foram gentilmente cedidas por Andersom Testing, Theo Egberts e Mark Dohmen.
O que caracteriza um empilhador contrapesado elétrico perfeito? Elevado desempenho, baixos custos operacionais e máximo conforto de condução seriam provavelmente as respostas para a maioria dos operadores. Os novos modelos da série Xi da Linde cumprem precisamente estes requisitos com distinção, como afirma o reputado analista de empilhadores Theo Egberts num relatório para a revista especializada “Logistics Inside”.
Egberts teve a oportunidade de submeter dois veículos pré-série da série Xi a um teste prático pormenorizado antes do lançamento oficial no mercado, a fim de avaliar o desempenho, a ergonomia e a eficiência energética dos novos modelos em comparação com a média do mercado. Foi testado o empilhador de 3 rodas Xi16 da Linde com uma capacidade de carga de 1,6 toneladas, e o empilhador de 4 rodas Xi20 P da Linde para cargas de 2 toneladas com o eixo de direção combinado da Linde.
Os equipamentos fazem parte de uma nova série de empilhadores contrapesados elétricos na gama de capacidades de carga de 1 a 2 toneladas, que inclui os empilhadores de alto desempenho Xi10 – Xi20, bem como os empilhadores elétricos clássicos E14 – E20.
O portefólio inclui um total de 26 variantes de modelos e oferece uma ampla gama de capacidades de bateria, variantes de capacidade de carga, tamanhos de chassis e variantes de eixo de direção, com os quais o E14 – E20 e o Xi10 – Xi20 podem ser personalizados precisamente para cada requisito de aplicação. Estão igualmente disponíveis várias opções de energia: baterias de chumbo-ácido comprovadas, tecnologia Li-ION altamente eficiente ou sistemas inovadores de células de combustível.
Com a série Xi, a Linde está mais uma vez a estabelecer o padrão de referência na classe compacta até 2 toneladas de capacidade de carga.
Theo Egberts, jornalista e especialista em empilhadores
A característica especial dos modelos Xi testados por Egberts: têm uma bateria de iões de lítio integrada, eliminando assim a necessidade de um compartimento da bateria que consome muito espaço. Isto deu à Linde a oportunidade de alargar significativamente o espaço para as pernas do novo empilhador. O degrau de acesso foi também significativamente alargado e posicionado mais abaixo. “Graças à integração da bateria de iões de lítio, os empilhadores oferecem muito mais espaço e conforto do que a concorrência”, afirma Egberts, resumindo as suas impressões.
Conforto como nunca antes
“O espaço para as pernas é muito amplo. O degrau de acesso tem dimensões amplas e é agradavelmente baixo. Estas são duas coisas que nunca foram vistas antes nesta classe de veículos”, elogia Egberts. Mas isto não é tudo: os elementos de comando foram igualmente otimizados de forma consistente do ponto de vista ergonómico. A peça central é o apoio de braço infinitamente ajustável com o Linde Load Control integrado. Permite um controlo intuitivo e cómodo de todas as funções. Pormenores práticos, como uma variedade de opções de arrumação, completam o conceito geral sofisticado.
Egberts também está entusiasmado com a continuação consistente do conceito de cabina. O design interior dos empilhadores Xi é idêntico ao de todos os novos empilhadores contrapesados da Linde com uma capacidade de carga até 5 toneladas. Isto garante um elevado valor de reconhecimento no local de trabalho e torna muito mais fácil para os operadores alternarem entre empilhadores de diferentes classes de peso.
Mas os novos empilhadores da Linde também marcam pontos sob o capô. O excelente desempenho dos novos empilhadores Xi baseia-se numa série de inovações técnicas. O nível de tensão de 90 V da bateria de iões de lítio integrada, em combinação com os eficientes motores síncronos de relutância, assegura a máxima potência elétrica para garantir um desempenho consistentemente elevado, mesmo em condições extremas.
Velocidades incomparáveis
Os empilhadores podem ser utilizados em três configurações de potência diferentes: Performance, Efficiency e Economy. De acordo com Egberts, os equipamentos de teste atingem “velocidades de condução, de sprint e de elevação sem precedentes” no modo Performance, resultando numa produtividade de classe superior que não tem atualmente rival. Mesmo no modo Economy, a configuração de potência mais baixa, os equipamentos continuam a atingir uma produtividade acima da média, de acordo com Egberts.
Apesar do seu excelente desempenho, o consumo de energia do Xi está sempre em linha com a média do mercado ou mesmo abaixo, como afirma com entusiasmo o analista de empilhadores ao analisar os dados. A fim de personalizar os equipamentos para diferentes tarefas, estão disponíveis diferentes capacidades de bateria até 32 kWh, consoante o perfil de aplicação. “Com a maior capacidade da bateria, são facilmente possíveis oito horas de funcionamento contínuo”, foi o veredito do teste. O carregamento é efetuado com carregadores Linde normais ou através de um carregador de bordo integrado.
“Com a série Xi, a Linde está mais uma vez a estabelecer o padrão de referência na classe compacta até 2 toneladas de capacidade de carga” esclarece Theo Egberts. “Nunca antes os empilhadores desta classe foram tão espaçosos, tão produtivos em termos de desempenho e tão amplamente modernizados em comparação com os modelos anteriores.” Com estes recordes, a Linde voltou a elevar um pouco mais a fasquia. O especialista certifica, assim, que os novos empilhadores Xi têm um aspeto globalmente convincente.