19.º Encontro de equipamentos de movimentação de cargas VDI
O futuro dos equipamentos de movimentação de cargasNos dias 19 e 20 de setembro ocorreu o 19.º Encontro de equipamentos de movimentação de cargas do VDI em Baden-Baden. Em foco estiveram os temas de automação, sistemas de assistência ao operador, tecnologia de bateria e segurança no trabalho. Alexander Schmidt, Gestor de produtos Sénior para empilhadores retráteis e tratores de reboque na Linde, deu uma palestra. Ele explicou o sistema de assistência Dynamic Mast Control e ilustrou as suas vantagens para a movimentação de mercadorias.
Três perguntas para…
Alexander Schmidt - Dynamic Mast Control para empilhadores retráteis
Que desafios para os clientes vê na movimentação de cargas?
Os nossos clientes muitas vezes lutam com uma crescente variedade de mercadorias. A diversidade dos artigos está quase a explodir. Para ter o espaço necessário para o armazenamento, as estanterias são cada vez mais altas. Especialmente na movimentação de cargas a elevada altitude, o operador muitas vezes tem que lidar com fortes vibrações do mastro. Hoje em dia, oferecemos empilhadores retráteis com uma altura de até 13 metros. A essa altura, há dois fatores que afetam a estabilidade do mastro: Por um lado, as fortes vibrações causadas pelo movimento para a frente e para trás do mastro e, por outro lado, a deflexão estática do mastro dianteiro causada pela própria carga. Por isso, a Linde oferece o sistema de assistência ao operador Dynamic Mast Control (DMC). Este neutraliza as vibrações, bem como a deflexão, estabiliza o mastro, aumentando a segurança do operador, e acelera a movimentação de cargas.
Como funciona o sistema de assistência ao operador Dynamic Mast Control?
A questão no desenvolvimento foi saber como o mastro e a carga se comportam em determinadas alturas e como as vibrações podem ser compensadas. Ao usar o DMC, é utilizado um acionamento de propulsão elétrico de resposta extremamente rápida. Com este acionamento, o sistema neutraliza ambos os fatores desestabilizadores: as vibrações no avanço do mastro e as manobras são compensadas por movimentos opostos específicos da propulsão. O DMC também neutraliza a deflexão estática do mastro através do acionamento de propulsão. Quanto mais o mastro se dobra, mais será automaticamente recolhido. Isso facilita a movimentação correta das cargas e é algo exclusivo no mercado.
O DMC usa sensores no topo do mastro. Estes registam os movimentos oscilatórios e unidades de medição registam a altura de elevação atual e o peso. Estes dados são processados no controlo eletrónico e transmitem os sinais correspondentes ao acionamento de propulsão. O sistema trabalha completamente em segundo plano e compensa todos os movimentos indesejados do mastro, de forma eficaz e quase sem nenhum atraso de tempo. Isto não só reduz os danos na carga, no equipamento ou na estanteria, mas também aumenta significativamente a produtividade.
Quais as vantagens que o sistema oferece adicionalmente?
Além das vantagens já mencionadas de maior segurança para o operador e a carga, bem como o aumento da produtividade, o Dynamic Mast Control é um sistema que ajuda a usar melhor os armazéns. Até agora, as cargas pesadas eram sempre armazenadas apenas nas estanterias inferiores. Com a ajuda do Dynamic Mast Control, agora pode-se armazenar cargas mais pesadas mesmo em alturas mais elevadas. Até mesmo a 8-9 metros, o efeito é impressionante. Outro aspeto é o progresso da automação. A precisão desempenha um papel decisivo nos equipamentos automatizados - e com este sistema podemos garantir um elevado grau de precisão.