Os robôs móveis autónomos (AMR) desempenham um papel cada vez mais importante na intralogística moderna. Os tratores de reboque de condução autónoma são utilizados para o transporte de mercadorias automatizado ou parcialmente automatizado, aumentando notavelmente a eficiência em armazéns e pontos de acesso logístico. Graças à sua altura reduzida, circulam sob os carros de transporte e trolleys ou recolhem paletes em pontos de transferência, transportando-as de forma autónoma para o destino definido. Detetam quaisquer obstáculos no percurso e contornam-nos de forma autónoma. Para fins de orientação, os AMR utilizam os códigos QR colocados ao longo do chão ou a geonavegação assistida por laser. Com os tratores de reboque inferior autónomos C-MATIC e C-MATIC HP, a Linde Material Handling oferece modelos de AMR compactos para um fluxo de materiais automatizado.
Transporte eficiente de materiais com robôs móveis autónomos
A intralogística atual caracteriza-se cada vez mais pelos processos padronizados, nos quais as mercadorias são transportadas sucessivamente ao longo de trajetos de curta e média distância para posições específicas. Os robôs móveis autónomos aumentam significativamente a eficiência destes processos. Estes auxiliam os colaboradores nas tarefas de transporte recorrentes, encurtam as distâncias de deslocação a pé (princípio “Goods to Person”), aumentam a capacidade de movimentação de cargas e reduzem ao mínimo as taxas de erros e de acidentes. Graças ao seu design compacto e à sua manobrabilidade, não ocupam tanto espaço como o suporte de carga transportado, o que lhes permite operar de forma eficiente, mesmo em espaços apertados. Podem ser facilmente integrados nos processos existentes e trabalham na perfeição com outros componentes automatizados no armazém.
Sempre em movimento: possibilidades de utilização dos AMR
Dependendo do modelo, os robôs móveis autónomos conseguem movimentar cargas de até 1500 kg por percurso de transporte. A carga pode ser levantada juntamente com as mesas de transporte na parte inferior e depositada livremente no espaço. O transporte entre estações de transferência estáticas ou correias transportadoras também é possível. Graças à tecnologia de segurança de última geração, os AMR também podem ser utilizados em ambientes de armazém com muito movimento e zonas de carga com grande circulação de pessoas. Para evitar colisões e garantir um funcionamento seguro, existem vários sensores que monitorizam constantemente as imediações do equipamento em todas as direções. Desta forma, os robôs móveis autónomos podem trabalhar juntamente com as pessoas e outros equipamentos de forma harmoniosa, mesmo nos espaços mais apertados.
Resumo das vantagens das soluções AMR
Capacidade de carga de até 1500 kg
Compacto e ágil
Transporte de diferentes suportes de carga
Fácil integração nos processos existentes
Tecnologia de iões de lítio isenta de manutenção
Opção de operação mista
Pacote duplo autónomo: AMR da Linde Material Handling
Com o C-MATIC e o C-MATIC HP , a Linde Material Handling oferece dois robôs móveis autónomos com diferentes âmbitos de aplicação.
Para navegar pelos seus percursos, o C-MATIC orienta-se através dos códigos QR colocados previamente ao longo do chão. É sobretudo adequado para operações totalmente automatizadas com trajetos de transporte de curta e média distância. O equipamento é bastante compacto e não precisa de muito espaço para recolher, transportar e depositar a carga, o que possibilita a colocação de estações de transferência e posições de armazenamento lado a lado. Dependendo do modelo, o C-MATIC pode transportar cargas de 600, 1000 ou 1500 kg. É utilizado com frequência, sobretudo, nos setores de comércio a retalho e logística, uma vez que os suportes de carga podem ser padronizados em etapas individuais do processo.
A versão HP do C-MATIC é a solução ideal para processos parcialmente automatizados numa operação mista. Aqui, o equipamento trabalha facilmente em conjunto com pessoas, equipamentos manuais e equipamentos de movimentação de cargas autónomos na mesma cadeia de processamento. O C-MATIC HP utiliza a geonavegação assistida por laser para se orientar e navegar pelos seus percursos. Transporta cargas de até 1000 kg e é capaz de se orientar livremente no espaço e contornar obstáculos e outros equipamentos de forma autónoma. Não é necessária qualquer infraestrutura adicional. Os modelos HP são especialmente ideais para ambientes de produção e fornecedores de 3PL, uma vez que é frequentemente necessário transportar diferentes suportes de carga de forma automática e manual ao longo dos mesmos percursos.
Seguros, robustos e eficientes: características dos modelos de AMR da Linde
Os robôs móveis autónomos da Linde constituem soluções de equipamentos que são tão compactos quanto potentes e podem ser utilizados para automatizar, total ou parcialmente, os processos de armazém. Segue-se um resumo das características mais importantes do produto.
Segurança
Graças à sua barra de contacto robusta e integral, os C-MATIC garantem a maior segurança possível durante as manobras de viragem no local e ao fazer marcha-atrás. Com a ajuda dos scanners a laser, os robôs móveis autónomos monitorizam constantemente as suas imediações para poderem reagir com rapidez a obstáculos, como pessoas e outros equipamentos. É indiferente se os objetos estão em movimento ou estacionários. Através do processamento de dados em tempo real, os equipamentos ajustam a sua velocidade à respetiva situação ou param, até que a pessoa e os equipamentos já não se encontrem na área de perigo. A existência de interruptores de paragem de emergência facilmente acessíveis em ambos os lados do equipamento aumenta ainda mais a segurança.
Movimentação
O C-MATIC navega por meio de códigos QR que são colocados no chão, ao longo das vias de circulação, e guardados como pontos de referência num mapa digital. Além disso, as mesas de transporte disponíveis também estão equipadas com códigos QR, que permitem aos C-MATIC identificar as mercadorias transportadas e atribuir locais de armazenamento e depósito. O C-MATIC HP orienta-se por meio de geonavegação, para a qual não é necessária nenhuma infraestrutura adicional. Isto permite-lhe adaptar-se rapidamente a novas rotas e ambientes. No caso de o local de utilização sofrer alterações, o equipamento simplesmente volta a mapear o seu meio envolvente. Adicionalmente, os modelos HP são capazes de contornar obstáculos de forma autónoma.
Eficiência
Em ambos os tipos de navegação, o software determina a melhor rota para cada tarefa de transporte. Também é possível alinhar o suporte de carga para, por exemplo, depositar o material de forma adequada nas máquinas. Graças ao controlo inteligente da frota, os equipamentos deslocam-se de forma automática para a estação de autocarregamento quando o nível da bateria está baixo.
Assistência técnica
Graças à tecnologia de confiança e aos componentes robustos, os robôs móveis autónomos da Linde garantem uma elevada disponibilidade dos equipamentos, o que mantém os custos de manutenção baixos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Os tratores de reboque autónomos têm sido consistentemente desenvolvidos de acordo com o princípio “Design to Service”. Isto permite aos técnicos de assistência aceder de forma rápida a todos os componentes técnicos e mecânicos relevantes.
A solução certa para todos: equipamento especial AMR para processos de armazém perfeitos
Dependendo da área de aplicação e dos requisitos, estão disponíveis diversos equipamentos especiais para os robots móveis autónomos da Linde.
Placa adaptadora
Para facilitar o transporte direto de paletes, os AMR da Linde podem ser equipados com placas adaptadoras opcionais. Estas estão disponíveis para os modelos C-MATIC 10 e 15 e dispõem de uma capacidade de carga de até 1500 kg. Por norma, como resultado, são possíveis alturas de transferência entre 320 e 730 mm.
Mesas de transporte
As mesas de transporte inferiores permitem uma movimentação de cargas normalizada e flexível. As mercadorias com e sem paletes podem ser transportadas sobre as mesas. Através de um código QR na parte inferior das mesas, a carga transportada pode ser facilmente identificada e, assim, rastreada e gerida de forma eficiente.
Estação de carregamento automático
Quando o nível da bateria está baixo, o robô móvel autónomo procura autonomamente a estação de carregamento e executa o processo de carregamento de forma totalmente automática. O tempo de carregamento para uma carga completa é de aproximadamente 1,5 horas. Vários AMR do mesmo modelo podem ser carregados com uma única estação de carregamento.
Cumprem o que prometem por si só: as soluções de automatização da Linde
Este stacker contrapesado autónomo dispõe de garfos tipo cantiléver e é adequado para a recolha de mercadorias em estações de transferência que não permitem o acesso inferior.
O empilhador retrátil autónomo R-MATIC lida com facilidade com cargas até 1600 kg e é adequado para o armazenamento e desarmazenamento até uma altura de onze metros.
O robô de transporte móvel autónomo C-MATIC HP da Linde movimenta cargas de forma autónoma até 1000 kg em trajetos médios e longos, sem a instalação fixa de uma infraestrutura.
FAQ – Perguntas mais frequentes sobre robôs móveis autónomos
O que são robôs móveis autónomos (AMR)?
Os robôs móveis autónomos (AMR) são equipamentos de transporte inteligentes de condução autónoma. Conseguem detetar e identificar o seu ambiente de trabalho e navegar pelo mesmo de forma autónoma. São adequados para a automatização ou automatização parcial de processos padronizados no transporte de mercadorias, aumentando, assim, a eficiência em armazéns e centros de logística.
Como funcionam os robôs móveis autónomos (AMR)?
Um robô móvel autónomo (AMR) é capaz de transportar mercadorias de A para B sem intervenção humana. Consoante o modelo, os AMR utilizam diferentes tecnologias para fins de orientação, por exemplo, a navegação orientada através de códigos QR ou a geonavegação assistida por laser. Por norma, os robôs móveis autónomos são concebidos como tratores de reboque compactos. Graças à sua altura de construção reduzida, circulam diretamente sob os carros de transporte e trolleys ou recolhem paletes em pontos de transferência para, depois, as transportarem de forma autónoma para a área alvo definida.
Onde são utilizados os robôs móveis autónomos (AMR)?
Normalmente, os robôs móveis autónomos (AMR) são utilizados, sobretudo, na logística e em ambientes industriais para automatizar os processos de entrega e de transporte. Dependendo do modelo, podem movimentar cargas entre 600 e 1500 kg. Podem até mesmo ser utilizados numa operação mista, na qual estão diretamente envolvidos nos processos complexos juntamente com pessoas e outros equipamentos.
Quando é que um AMR (robô móvel autónomo) é considerado autónomo?
Os equipamentos AMR são classificados como autónomos a partir do momento em que são capazes de realizar tarefas de forma independente, sem qualquer intervenção humana. No entanto, as tarefas a cumprir devem ser previamente determinadas e definidas de forma clara. Existem diferentes abordagens relativamente ao controlo dos AMR: em alguns casos, o software de comando encontra-se no próprio equipamento. Noutros casos, os robôs estão integrados num sistema de controlo central que coordena as tarefas de transporte e determina as melhores rotas para cada tarefa.
Quais são as vantagens dos robôs móveis autónomos (AMR)?
Os robôs móveis autónomos (AMR) aumentam a capacidade de movimentação de cargas e reduzem, assim, o tempo de processamento das mercadorias. Paralelamente, reduzem as taxas de erros e de acidentes, minimizando os danos causados ao pessoal, às mercadorias e à infraestrutura. Os AMR são compactos e ágeis, uma vez que não ocupam tanto espaço como o suporte de carga transportado. Como resultado, são extremamente eficientes, mesmo em espaços estreitos. Para além de serem altamente eficientes em termos de custos, os AMR podem também colmatar a escassez de pessoal ao permitir que os colaboradores se dediquem a atividades capazes de agregar valor noutros lugares. Podem ser facilmente integrados nos fluxos de processos existentes e é possível adaptar a quantidade e os equipamentos necessários às necessidades do local.
De que forma podem os robôs móveis autónomos (AMR) otimizar as cadeias de abastecimento?
Os AMR alcançam o maior ganho de eficiência em áreas nas quais se repetem constantemente tarefas de armazenamento e de transporte monótonas. Os robôs de condução autónoma dispensam os colaboradores de tarefas de transporte monótonas, demoradas e que não criam valor. Podem ser integrados nos vários turnos do funcionamento permanente da logística de armazenamento. A mão-de-obra agora disponível pode, assim, ser utilizada de forma rentável noutros lugares. Além disso, garantem uma maior transparência e controlabilidade do fluxo de mercadorias.
Que tarefas realizam os robôs móveis autónomos (AMR)?
De momento, não existe praticamente nenhum limite no que respeita às possibilidades de utilização dos AMR. Estes já se encontram amplamente difundidos nas áreas de aplicação industrial, como o transporte em armazéns ou o fornecimento em linhas de produção. Estão também a tornar-se cada vez mais importantes na logística e na intralogística.
Sem condutor e potente: o empilhador de estantes altas K-MATIC de funcionamento autónomo da Linde transporta paletes de forma segura e eficiente em estanterias altas.
A intralogística vive um momento promissor de crescimento exponencial, impulsionado pelo grande desenvolvimento económico dos últimos anos e consequente revolução da Indústria 4.0. Para atender às novas solicitações do mercado global, a intralogística passou a desenvolver e implementar soluções de automação nos seus processos, sendo cada vez mais uma realidade a existência de armazéns inteligentes, altamente automatizados e conectados.
O desenvolvimento de empilhadores contrapesados autónomos para utilização no exterior é considerado a disciplina suprema da automação. A Linde Material Handling aceitou este desafio e, no início de dezembro de 2023, conseguiu apresentar resultados concretos de um projeto de investigação que decorreu durante mais de três anos. Após novos testes, os suportes tecnológicos desenvolvidos deverão ser comprovados em condições reais.
Neste artigo, conversamos com Matt Shacklock, o nosso Automation Sales Manager, sobre alguns dos mitos em torno da automação da movimentação de cargas.
É sabido que as equações mais interessantes são aquelas com várias incógnitas. Foi encontrada uma semelhante no capítulo “Automatização” do caderno de encargos do fabricante líder de papel Franz Veit. Como é que as tarefas de transporte podem ser realizadas de forma fiável num ambiente de produção e de armazém que está em constante mudança?
O rápido desenvolvimento dos mercados exige enormes adaptações da intralogística em todos os setores. As soluções para intralogística automatizada da Linde Material Handling ajudam as empresas a trabalhar com mais segurança, eficiência e de forma mais económica.
Com a introdução de dois stackers automatizados L-MATIC AC da Linde Material Handling, a Schneider Electric, um dos fornecedores líderes de soluções digitais de energia e automatização, otimizou a eficiência do seu centro de logística em Sant Boi de Llobregat, Espanha.
Na especialista de produtos sanitários austríaca HOLTER, dois stackers L-MATIC da Linde fazem as suas rondas entre o armazém e a expedição. Enquanto isso, os colegas humanos concentram-se totalmente no seu real trabalho: a preparação de encomendas com valor acrescentado.
Todos os anos, o Departamento de Marketing da Wolf GmbH, fornecedor de sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e solares com sede em Mainburg, na Baixa Baviera, desenvolve, juntamente com a Direção, um lema que deverá orientar e incentivar os colaboradores. “Coragem para a mudança” é a mensagem para 2016 e não podia ser mais apropriada em relação à aquisição do primeiro equipamento de movimentação de cargas automatizado na empresa.
A fábrica-mãe do fabricante francês de embalagens de metal, Massilly, em Cluny depende de uma automação tão extensa quanto possível na produção. A última etapa do processo, o transporte das paletes para o armazém, costumava ser feita manualmente. Esta tarefa agora também é assumida por equipamentos de movimentação de cargas automatizados, e com sucesso: Entretanto, os representantes da empresa estão a chegar para se convencerem dos benefícios dos equipamentos de robótica da Linde.
A automação é um dos temas de tendência na intralogística. Porque os dados desempenham um papel crucial no futuro da tecnologia de armazém e porque a Linde Material Handling considera-se líder de mercado em robótica, explica Tobias Zierhut, Head of Product Management – Warehouse Trucks, em entrevista.
O carregamento de um vídeo requer o consentimento do grupo de cookies de vídeos incorporados e a aceitação das políticas de privacidade do Vimeo e do Youtube.
Carregar o vídeo
Linde Shop
Fácil, rápido e seguro!
Adquira um empilhador a qualquer momento e em qualquer lugar
Será redireccionado para o Workday, o portal de emprego do KION Group, onde encontrará todas as oportunidades de carreira na Linde Material Handling e noutras empresas do grupo.