Veículos de orientação automática (AGVs)
Condução automáticaO equipamento de transporte consiste num meio de transporte de condução automática que é controlado automaticamente e operado sem qualquer intervenção humana. Destina-se ao transporte de materiais com a ajuda de dispositivos de recolha de carga ativos ou passivos, tanto ao puxar como ao carregar.
Os veículos de orientação automática (AGV) desempenham um papel cada vez mais importante na intralogística moderna. O termo refere-se a um sistema global que inclui equipamentos de transporte (AGV), um sistema de controlo, unidades de comunicação de dados e estações de carga. Nos sistemas de transporte sem condutor, os veículos de orientação automática (AGV) possuem uma grande variedade de utilizações. O foco incide sobre a tarefa de transportar mercadorias de A para B sem intervenção humana, efetuando, assim, o transporte sem qualquer valor acrescentado.
Os veículos de orientação automática oferecem inúmeras vantagens na utilização diária em armazéns: Estes auxiliam os colaboradores nas tarefas de transporte recorrentes, asseguram uma consistência otimizada dos processos e reduzem, assim, as taxas de erros e de acidentes no armazém. Com os equipamentos autónomos da série MATIC, a Linde Material Handling oferece veículos de orientação automática para quase todos os requisitos do cliente. Parte desta oferta é o equipamento mais adequado para o perfil individual de necessidades.
Navegação correta: funcionamento dos veículos de orientação automática
Enquanto parte de um sistema de veículos com orientação automática, os equipamentos de condução autónoma devem deslocar-se de forma rápida e segura nos respetivos ambientes de armazém. Para este efeito, estão disponíveis dois tipos de tecnologia de navegação.
- Navegação orientada Nesta variante, os AGV orientam-se por meio de auxílios óticos ou vias magnéticas. Os sensores dos equipamentos de logística autónomos baseiam-se nesta orientação para navegar até ao destino pretendido. Este tipo de orientação implica um planeamento prospetivo. As empresas têm de ponderar cuidadosamente e com antecedência sobre o modo de funcionamento da respetiva rede de trajetos ideal. As alterações efetuadas posteriormente aos trajetos definidos implicam frequentemente custos elevados.
- Geonavegação Na geonavegação (também conhecida como navegação por contorno), os AGV são controlados por um sistema de navegação assistida por laser. Não são necessárias infraestruturas adicionais, como trilhos de guia ou refletores de luz. Os veículos de orientação automática utilizam sensores a laser para analisar o ambiente que os rodeia em todas as direções. A geonavegação é bastante flexível e permite-lhes adaptar-se rapidamente a novas rotas e ambientes. O mapeamento do meio envolvente é efetuado no decurso da colocação em funcionamento, com a ajuda dos veículo de orientação automática. Este processo torna possível adicionar e circular por áreas adicionais com pouco esforço. Caso necessário, o software de controlo inteligente coordena os percursos e velocidades de vários equipamentos com geonavegação. A Linde também conta com a geonavegação para os seus equipamentos MATIC autónomos.
De pequeno a grande porte: estes equipamentos são utilizados em veículos de orientação automática
Quase todos os tipos de equipamento de movimentação de cargas de funcionamento manual também podem ser utilizados num sistema de veículos de orientação automática. Incluem-se nesta categoria: tratores de reboque, stackers, stackers contrapesados, empilhadores retráteis e empilhadores para corredores estreitos autónomos. Os equipamentos de plataforma automatizada, que podem recolher e depositar suportes de carga diretamente de uma estação de transferência ou juntamente com as mesas de transporte na parte inferior, também são muito eficientes, acima de tudo, em espaços apertados.
A série MATIC da Linde inclui os seguintes veículos de orientação automática:
Eficiente e seguro: é por estes motivos que vale a pena mudar para um veículo de orientação automática
Para muitas empresas, a mudança, total ou parcial, para um veículo de orientação automática na própria intralogística constitui uma decisão sensata e necessária. E pelos seguintes motivos:
- Menos pessoal: Através da utilização de veículos de orientação automática, as tarefas de transporte que não criam valor podem ser automatizadas. Assim, é possível colmatar a escassez de mão-de-obra qualificada e reduzir os custos. Com os equipamentos de logística controlados manualmente, o pessoal necessário por si só é responsável por cerca de 80% dos custos totais.
- Utilização contínua: Além disso, os equipamentos de condução autónoma oferecem a possibilidade de um funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para tal, os fluxos de material são otimizados no âmbito da automatização, o que aumenta significativamente a capacidade de movimentação de cargas.
- Baixa taxa de erros: Os veículos de orientação automática aumentam igualmente a segurança na circulação de mercadorias. O resultado traduz-se numa redução das taxas de erros e acidentes no armazém e, consequentemente, em custos mais baixos devido a danos nas mercadorias ou nas infraestruturas do edifício.
Possibilidade de utilização em operação mista: utilização de AGV em operações mistas
Uma operação mista de equipamentos de transporte de funcionamento autónomo e manual é possível a qualquer momento. Se necessário, os veículos de orientação automática da Linde podem ser controlados manualmente. Tal é possível devido ao facto de se basearem em equipamentos manuais que foram posteriormente automatizados. Para a operação mista, os empilhadores, tratores de reboque e porta-paletes autónomos da série MATIC dispõem de tecnologias de navegação e segurança inteligentes. Por conseguinte, trabalham juntamente com as pessoas e equipamentos manuais de forma harmoniosa, mesmo nos espaços mais apertados. Os scanners a laser dos veículos de orientação automática garantem operações seguras e evitam colisões.
Totalmente interligados: Interfaces dos AGV para os sistemas ERP e WM
A integração em rede é crucial para o bom funcionamento dos fluxos de materiais automatizados. Existem duas áreas particularmente importantes: Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) possibilitam um planeamento abrangente e a coordenação de tarefas e recursos. Os sistemas WMS (Warehouse Management System) registam todas as movimentações internas de mercadorias e promovem a eficiência em ambientes complexos. Para uma automatização ideal, os veículos de orientação automática da Linde conseguem comunicar com os sistemas ERP e WMS. As funções de controlo inteligente dos AGV também possibilitam a sincronização dos equipamentos e dos portões dos pavilhões automáticos. É ainda possível a ligação ao sistema de sinalização luminosa e ao sistema de deteção de incêndios.
Implementação profissional: Como os AGV são integrados nos sistemas existentes
Para automatizar cada etapa dos processos ou os fluxos de material completos em armazéns existentes, é necessária a assistência de pessoal técnico devidamente qualificado. Durante o desenvolvimento e implementação de uma Solução de automatização, a Linde oferece assistência aos seus clientes com a sua própria equipa de implementação. Os especialistas da Linde são responsáveis pela seleção e conceção dos equipamentos, pela integração nos processos existentes e, por fim, pelo funcionamento do sistema. Graças à geonavegação sem infraestrutura, é possível integrar os equipamentos de forma rápida e fácil no processo existente. Em caso de alteração das condições, o sistema pode ser facilmente adaptado e recalibrado.
Economicamente viável: estes são os custos associados a um veículo de orientação automática (AGV)
Quando se opta por um AGV, os principais custos residem na aquisição dos equipamentos e na instalação do sistema. O nível dos custos em casos individuais depende de vários fatores. Acima de tudo, depende do tamanho da frota e da complexidade da aplicação. De acordo com a experiência, o investimento num AGV tem um retorno muito rápido. Em grande parte, porque, graças à automatização, os processos são otimizados e é possível poupar consideravelmente nos custos com o pessoal.
FAQ – Perguntas mais frequentes sobre veículos de orientação automática
O que se entende por veículos de orientação automática (AGV)?
Um veículo de orientação automática assume as tarefas de transporte e de armazenamento automatizados. Os AGV são normalmente guiados por trilhos ou bandas magnéticas. Por sua vez, os equipamentos MATIC da Linde utilizam a geonavegação, bastante mais flexível, na qual os veículos de orientação automática encontram o seu caminho por meio de sensores a laser. Os AGV são utilizados para o transporte de material, armazenamento e desarmazenamento em estanterias, transferência de material para tecnologias de transporte e abastecimento de material de linhas de produção.
Porquê escolher um AGV?
Os AGV oferecem inúmeras vantagens. Isto inclui, nomeadamente, a maximização da eficiência dos fluxos internos de materiais. Tal deve-se ao facto de um AGV aumentar a coerência e a manobrabilidade dos fluxos de materiais internos. Além disso, os AGV diminuem a dependência dos funcionários e reduzem o risco de acidentes e danos durante o transporte, aumentando a fiabilidade dos processos. Além disso, os AGV melhoram a coerência e a manobrabilidade dos fluxos de materiais internos.
Qual é a diferença entre um AGV e um robô móvel autónomo (AMR)?
Um AGV é um sistema global para automatizar processos em fluxos de materiais internos. É composto, nomeadamente, por equipamentos de transporte (AGV), um sistema de controlo, unidades de comunicação de dados e estações de carga. Os equipamentos utilizados deslocam-se por rotas definidas e utilizam a geonavegação livremente para fins de orientação. Os robôs móveis autónomos (AMR), por sua vez, utilizam, sobretudo, uma navegação mais flexível, para a qual não é necessária nenhuma infraestrutura adicional, recorrendo também a códigos QR para fins de orientação.
Que tipos de AGV existem?
São utilizados diferentes tipos de veículos de orientação automática, incluindo tratores de reboque, stackers, stackers contrapesados, empilhadores retráteis e empilhadores para corredores estreitos automatizados. Os equipamentos de plataforma automatizada são também uma boa opção para o transporte em trajetos de curta e média distância em espaços estreitos. Dependendo do modelo dos equipamentos utilizados, os veículos de orientação automática podem realizar diversas tarefas, incluindo transportes do solo para o solo, do solo para a estanteria ou de tecnologia de transporte para tecnologia de transporte.
Que sistemas de segurança são utilizados nos AGV?
Os AGV estão equipados com uma série de soluções de segurança que ajudam a garantir um fluxo de material sem riscos. Os padrões habituais incluem scanners a laser com diversas zonas de segurança e áreas de monitorização, bem como cortinas laser, para a deteção de obstáculos suspensos. Para além disso, os equipamentos também estão equipados com um botão de paragem de emergência.
Para quem se destinam os AGV?
Os AGV são perfeitos para empresas que já possuem um alto nível de padronização nos seus processos de fluxo de materiais. Isto refere-se, nomeadamente, à harmonização dos suportes de carga, bem como à regularidade com que certas cargas têm de ser transportadas do ponto A para o ponto B. Em termos gerais, pode dizer-se que: Quanto maior for o grau de estandardização, mais eficiente será a automatização. A utilização de AGV em operações multi-turno é particularmente económica.