Consultoria energética da Linde Material Handling
Três passos rumo à solução energética certaSubida dos preços da energia, crescente pressão para a eficiência, metas de sustentabilidade ambiciosas: Quase todos os setores estão hoje obrigados a lidar com o consumo e os custos de energia. Para muitas empresas, a intralogística é um fator essencial, pois a frota de empilhadores é, muitas vezes, responsável por grande parte do consumo total.
Para as empresas, isso levanta muitas questões:
- Podemos alcançar os nossos objetivos com a frota atual?
- Existem alternativas mais eficientes, económicas e sustentáveis?
- Qual o novo sistema energético mais adequado para os nossos requisitos?
- A nova solução também é económica e à prova do futuro?
Consultoria individual
Cada empresa tem os seus próprios objetivos: reduzir os custos energéticos, aumentar a produtividade, poupar CO₂ ou cumprir requisitos legais. Daí que as soluções padrão raramente satisfaçam os requisitos complexos de uma empresa. Por essa razão, reunimos o nosso "know-how" oriundo de projetos em muitos setores, disponibilizando-o como oferta de consultoria. Desenvolvemos, assim, soluções energéticas adaptadas na perfeição aos objetivos individuais de cada cliente.
A solução certa para todos
Dê o pontapé de saída
O Energy Quick Check permite-lhe, com apenas alguns cliques, descobrir que tecnologias podem ser mais adequadas ao seu caso de aplicação. O resultado pode ser analisado mais ao pormenor por especialistas da Linde e servir como ponto de partida para um aconselhamento aprofundado.
Asseguramos que fatores específicos, como o tamanho da frota, a infraestrutura de rede, os processos de trabalho ou os objetivos de produção, são tidos em conta, desde o início, no planeamento e na implementação. Seja diesel, gás ou biocombustível, baterias de chumbo-ácido, acionamento de iões de lítio ou célula de combustível a hidrogénio: Em conjunto consigo, descobriremos se compensa mudar para um sistema energético diferente e qual a solução mais adequada às suas necessidades. Para isso, utilizamos um processo de consultoria de três fases:
A nossa abordagem consultiva em detalhe
Encontrar a solução energética certa é um processo que diverge de empresa para empresa. Para algumas, é aconselhável mudar toda a sua frota ou parte dela para um novo tipo de propulsão. Outras podem tirar o máximo proveito do sistema existente através de medidas específicas.
O ponto de partida do processo de consultoria é sempre a análise de orientação apoiada por software. Esta mostra-lhe rapidamente oportunidades e possibilidades que, por determinadas circunstâncias, não estavam anteriormente visíveis. A nossa abordagem por fases permite-lhe prosseguir com o processo de consultoria mais tarde, no ponto que for mais relevante para si.
Passo 1: Análise e orientação
Em aproximadamente 15 minutos, o seu consultor de clientes usa um questionário apoiado por software para registar todas as condições básicas para a utilização da sua frota, incluindo os seus objetivos em termos de custos, produtividade e sustentabilidade. Neste processo, temos em consideração todos os critérios relevantes para a escolha de um sistema energético:
- Tamanho da frota, bem como tipo e capacidade de carga dos equipamentos
- Condições e intensidade de utilização
- Sistema energético atual
- Fontes e infraestrutura de energia disponíveis
- Problemas ou potenciais de otimização no armazém
O software de consultoria combina esta informação com dados sobre custos, adequação à utilização e emissões para todos os sistemas energéticos disponíveis. O resultado é uma avaliação percentual de quão bem as soluções energéticas consideradas respondem às suas condições de utilização e objetivos, e que vantagens e desvantagens apresenta cada solução.
Em conjunto com o consultor, tem a possibilidade de ponderar este resultado de acordo com as suas prioridades. Quer se trate de sustentabilidade, redução de custos ou aumento da produtividade: Os nossos especialistas analisam cada um destes aspetos, desenvolvendo assim uma base assente em dados comprovados para o passo seguinte.
Mudar ou otimizar?
Se a sua configuração atual já se adequa às suas necessidades, os nossos especialistas avançam para a otimização - passo 3. Se a melhor opção for a mudança para um sistema energético diferente, indicamos-lhe, no passo 2, com que sistema energético e componentes poderá alcançar o retorno do investimento pretendido e os seus objetivos de poupança de CO₂.
Passo 2: Validação e conceção
A decisão de investimento numa nova solução energética só pode ser tomada com base num cálculo de custos detalhado, que tenha em consideração todos os fatores de influência. São igualmente necessários dados concretos para a análise de CO₂. Para isso, os nossos especialistas utilizam também uma ferramenta de software baseada em dados. Calculam, assim, os custos e as emissões de CO₂ para diferentes combinações dos componentes energéticos considerados.
Este cálculo tem em consideração os seguintes dados:
- Custos de mão-de-obra, bem como os custos das suas fontes de energia
- Valores de consumo e de emissões para cada equipamento*, para o respetivo sistema energético analisado
- Tempos de utilização, intensidade de utilização e grau de utilização dos equipamentos
- Custos de assistência e manutenção, tempos de substituição da bateria, de carga ou de abastecimento, infraestrutura e espaço necessário
- Custos de investimento para equipamentos, baterias e carregadores, para nova infraestrutura de energia
- Utilização das medidas de apoio estatal disponíveis
* Os consumos e as emissões são medidos para cada categoria de equipamento em ciclos de trabalho práticos, certificados pela TÜV Nord. O software modela estes dados para os equipamentos e sistemas energéticos utilizados, que são comparados.
Em caso de necessidade, medimos o consumo de energia da frota durante a utilização ou registamos os dados de utilização de cada equipamento. Isto permite determinar a capacidade necessária de baterias de iões de lítio e de carregadores, bem como apurar a estratégia de carregamento ideal em função das condições reais de utilização.
Os nossos especialistas calculam, detalhadamente, os custos totais e ROI para o seu novo sistema energético, fornecendo-lhe assim uma base válida para a tomada de decisões..
Passo 3: Implementação e otimização
Uma vez escolhido o sistema energético , ajudamo-lo a colocar a solução em funcionamento e a integrá-la nos seus processos. Aqui, o foco reside, sobretudo, na otimização e no controlo de custos no fornecimento de energia, nos conceitos de carregamento, bem como na implementação da nova infraestrutura. Se permanecer com o seu tipo de energia atual, desenvolvemos medidas para otimizar o seu sistema existente.
Dependendo da forma de energia, existem diferentes pontos fulcrais:
- Motor de combustão interna: Mesmo que mantenha o clássico motor de combustão interna, podemos melhorar a sustentabilidade da sua frota de empilhadores, por exemplo, através da mudança para gasóleo à base de óleo vegetal (HVO) ou biogás. Além disso, após análise dos processos operacionais, poderá ser possível otimizar o tamanho da frota ou minimizar os trajetos.
- Baterias de chumbo-ácido: O sistema energético comprovado é ideal para utilizações menos intensivas. Quem optar por mudar para o chumbo-ácido, deve ter em consideração a maior carga de rede e criar espaço para a infraestrutura de carregamento. Se as baterias de chumbo-ácido já estiverem em utilização, carregadores modernos mais eficientes podem aumentar a eficiência energética e reduzir os custos.
- Baterias de iões de lítio: Se mudar para equipamentos com baterias de iões de lítio, desenvolveremos, em conjunto consigo, uma estratégia de carregamento adequada. Isto, porque para obter um desempenho ideal dos equipamentos, é necessário coordenar com precisão o tamanho da bateria, a capacidade de carga, as pausas de carregamento e o planeamento da utilização, até para evitar picos de carga.
- Célula de combustível: Os equipamentos com células de combustível aliam sustentabilidade e uma elevada disponibilidade, mas, ao mesmo tempo, colocam maiores exigências à infraestrutura de abastecimento e à disponibilização de hidrogénio. Ajudamo-lo com o planeamento e a concretização da sua futura infraestrutura de hidrogénio.
Usar os apoios, comprovar a sustentabilidade
O financiamento e a sustentabilidade são parte integrante da nossa abordagem de consultoria energética. Os nossos especialistas têm em consideração possíveis medidas de apoio adotadas em muitos países para a utilização de acionamentos de iões de lítio ou tecnologias de hidrogénio. Para estas medidas, calculamos a quantidade de CO₂ que poderá poupar com um novo sistema energético e processos operacionais otimizados.
Pensamento holístico: Um olhar sobre os processos
O uso ideal de energia não se restringe aos sistemas de propulsão dos seus equipamentos. Também a utilização de toda a frota desempenha um papel importante. Desenvolvemos, por isso, estratégias à medida para processos mais eficientes e máxima utilização de equipamentos individuais e da frota.
Se for possível evitar vias de transporte ou aproveitar melhor os equipamentos de movimentação de cargas, a necessidade de energia de cada equipamento individual diminui. Uma melhor utilização por veículo permite ainda reduzir o tamanho da frota utilizada. Ajudamo-lo a otimizar a sua frota.
A otimização básica dos processos, a utilização de software de gestão de armazém e os sistemas de controlo de empilhadores, mas também a automatização parcial ou completa de processos, podem contribuir para reduzir os consumos de energia e os custos. Os nossos especialistas aconselham-no acerca do seu fluxo de material.
Para que tudo se encaixe: Soluções de um único fornecedor
Enquanto parceiro de soluções holísticas, oferecemos soluções completas para os nossos sistemas energéticos a partir de um único fornecedor. Desde logo, motores de combustão interna, mas também baterias de chumbo-ácido e de iões de lítio, sistemas de células de combustível, bem como os respetivos carregadores: recebe todos os componentes diretamente da Linde. Estes encontram-se, assim, adaptados na perfeição ao respetivo equipamento. Este grau elevado de integração técnica melhora a eficiência de todo o sistema, assegurando-lhe, na qualidade de utilizador, a possibilidade de aproveitar ao máximo cada solução energética.